Sexta-feira, 9 fev 2007 - 10h07
Prepare seus binóculos e telescópios: Saturno é show no céu!
Pode até parecer um clichê romântico dizer que os opostos se atraem, mas quando se trata de Saturno a atração é imediata.
Neste final de semana, o gigante gasoso rodeado de anéis estará em oposição. Ou seja, haverá um alinhamento entre ele, o Sol e a Terra, com nosso planeta bem no centro. Quando isso ocorrer, Saturno atingirá seu ponto de maior aproximação com a Terra, situando-se a cerca de 1.2 bilhão de quilômetros de distância. Saturno estará grande e com brilho máximo, permitindo uma visão confortável até mesmo a olho nú.
![]() Em fevereiro Saturno nasce no horizonte leste ao mesmo tempo que o Sol estará se pondo no lado oposto, permanecendo do firmamento durante toda a noite. Assim, ninguém vai precisar levantar no meio da noite para contemplar o astro. Os interesados já podem começar a observar o planeta algumas horas depois do pôr-do-Sol. Será muito fácil vê-lo, até mesmo nas cidades mais poluídas.
Durante os próximos meses Saturno será um alvo fácil, mas a menor distância entre a Terra e o gigante será mesmo neste sábado, dia 10. Da mesma forma que a Terra, Saturno também rotaciona sobre um eixo inclinado. Assim, seus anéis aparecem para nós de forma diferente, dependendo da posição do astro com relação à Terra, da inclinação do próprio planeta e também da inclinação da Terra. Entre 1995 e 1996 os anéis estavam quase perpendiculares à Terra e se mostravam quase como um fio. Ano após ano foram se inclinando até que em 2003 atingiu a abertura máxima de 27 graus. Passou então a declinar novamente e continuará assim até 2009, quando novamente seus anéis ficarão praticamente invisíveis. Este ano a inclinação dos anéis estará entre 15.4 e 6.7 graus, portanto uma boa oportunidade para vê-los.
![]() Outro bom motivo para ver Saturno é que seus anéis não estarão encobrindo o polo norte, tornando a observação mais interessante.
![]() O segundo gráfico, visto abaixo, mostra a configuração do céu algumas horas mais tarde, às 22h30. Saturno já se encontra bem mais alto, acima da constelação do Leão, que horas antes, ainda nem havia nascido.
![]() As melhores observações serão aquelas feitas por telescópios, mesmo de pequeno porte. Telescópios mais elaborados poderão mostrar detalhes muito interessantes dos anéis, entre elas a famosa Divisão de Cassini. Binóculos darão ao observador uma visão geral do céu e do planeta, mas será muito difícl distinguir detalhes. Com um pequeno telescópio será possível identificar Titã, o maior satélite de Saturno, com 5140 km de diâmetro e segundo maior do sistema solar. Da mesma forma que o cometa McNaught, Saturno também pode ser fotografado, no entanto as condições são bem diferentes e vai necessitar do candidato a astrofotógrafo bastante paciencia e dedicação. Para fotografar o planeta é necessário adaptar a máquina fotográfica ao telescópio, realizando em seguida diversos testes de exposição. Devido ao movimento da Terra, o planeta se desloca pelo céu, dificultando o acompanhamento, mesmo assim vale a experiência. Afinal, por que é que você está lendo artigo ? Boas observações ! Fotos: No alto, imagem de Saturno feita pela sonda norte-americana Voyager. Na segunda imagem, feita pelo astrônomo amador Alan Friedman, de Nova York, vemos uma seqüência de frames capturados entre 2004 e 2007 através de um telescópio de 10 polegadas. A imagem mostra claramente a mudança de ângulo de abertura dos anéis do planeta. Nos gráficos seguintes a posição do planeta no dia 10 de fevereiro de 2007. . LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -