Procure no Apolo11
Terça-feira, 8 dez 2009 - 12h53

Primeira nave espacial comercial começa operar em três anos

A empresa Virgin Atlantic apresentou ao público nesta segunda-feira (7), sua primeira nave espacial para passageiros interessados em conhecer a fronteira do espaço. A aposta no turismo espacial tem um preço alto com um orçamento de US$ 450 milhões.


Clique para ampliar

“Será o começo das viagens espaciais comerciais", anunciou o fundador da Virgin Atlantic Airways, o bilionário Richard Branson, durante o lançamento da nave no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). "Esperamos que, nas próximas décadas, dezenas ou até centenas de milhares de pessoas tenham a chance de ir para o espaço”, declarou Branson.

O projeto prevê a construção de seis naves comerciais. A viagem terá duração de duas horas e meia e os passageiros chegarão entre o limite da Terra e do Espaço onde irão vivenciar a microgravidade por cerca de cinco minutos.

Continua após a publicidade


Uma nave levará a SpaceShipTwo até uma altitude de 60 mil pés. Nesta altura, a SpaceShipTwo deve disparar seus motores a jato e subir até 104 quilômetros acima da superfície da Terra.

Cerca de 300 candidatos, entre eles astronautas, já fizeram a reserva para o passeio que inclui três dias de treinamento a um custo total de US$ 200 mil. A nave SpaceShipTwo deve começar a operar dentro de dois a três anos.

A expectativa da Virgin Atlantic é tentar reduzir os custos da viagem para um valor competitivo comparado a voos entre os Estados Unidos e a Austrália. Outra ideia mais ousada é oferecer viagens suborbitais entre países no globo terrestre. Por exemplo, um voo entre os Estados Unidos e a Austrália que hoje dura 15 horas poderia, no futuro, ter o tempo reduzido para 90 minutos.

A primeira viagem espacial particular aconteceu em 2004 e foi a prova de que o setor poderia prosperar. A nave SpaceShipOne realizou três voos deste tipo e está exposta no Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Washington (EUA).


Arte: Concepção artística mostra a nave sub-orbital SpaceShip2. A empresa espera que que as viagens com turistas comece a dentro de dois ou três anos. Crédito: Virgin Galactics/Divulgação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -