Domingo, 30 nov 2008 - 14h03

Progress acopla na ISS e Endeavour pousa hoje na Califórnia

O moderno cargueiro espacial Progress M-01M se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional neste domingo, exatamente às 10h28 pelo horário de Brasília. Toda a operação de atracamento foi acompanhada pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa TV.

O atracamento deveria acontecer de modo automático, mas uma anomalia detectada nos parâmetros de movimento da nave fez com que o Centro de Controle da Missão, localizado em Moscou, ordenasse ao engenheiro de vôo Yuri Lonchakov, a bordo da ISS, que assumisse o controle manual. Ainda não foi informado o que causou a anomalia nos parâmetros.

O Progress M-01M é o primeiro veículo da série 400, equipado com controle totalmente digital de navegação. A jornada até a ISS levou quatro dias, dois a mais que o habitual e foi estendida propositalmente para que os engenheiros russos pudessem testar o funcionamento do novo sistema.

Os novos dispositivos deverão melhorar o sistema de controle de vôo, além de reduzir em mais de 75 quilos o peso dos instrumentos de navegação a bordo da nave. Após a constatação de que os sistemas de navegação estão aptos e operando de maneira satisfatória, as próximas viagens até a ISS voltarão a ser feitas em apenas dois dias.

Pouso da Endeavour Adiado
Inicialmente previsto para pousar no Cabo Kennedy, na Flórida, às 16h19 deste domingo (hora de Brasília), a aterrissagem do ônibus espacial Endeavour foi adiada para às 17h54, mas pode ser novamente postergada. O motivo do adiamento são os fortes ventos cruzados próximo à pista de aterrissagem e que chegam a 35 km/h.

Caso as condições não melhores o pouso pode ser reprogramado para mais tarde, na Califórnia ou até mesmo adiado para a segunda-feira.

Atualização - 16h23
A Nasa confirmou que as condições do tempo próximo à pista do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, não oferece condições meteorológicas para o pouso neste domingo e transferiu a aterrisagem do ônibus espacial Endeavour para a pista da base aérea de Edwards, no deserto de Mojave na Califórnia.

O comandante Chris Ferguson e o piloto Eric Boe estão agora autorizados a iniciar o processo de-orbital às 18h19 (Hora de Brasília), o que resultará no pouso do cargueiro às 19h25.

Acompanhe ao vivo

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson