Segunda-feira, 07 abr 2008 - 21h35
O sistema europeu de navegação por satélite, batizado de projeto Galileo, deverá estar pronto para operar em 2013, informou hoje a Agência Espacial Européia (ESA).
O GPS europeu vai funcionar com 30 satélites. Um já está em órbita e outro, o Giove-B, será lançado no final deste mês. Até 2010, serão mais outros quatro satélites.
"Planejamos começar a colocar o sistema em exploração em 2012, para que em 2013 funcione com total rendimento", afirmou uma fonte da ESA, em Moscou. A União Européia pretende colaborar nos trabalhos de pesquisa sobre navegação por satélite e no planejamento dos equipamentos de navegação para os usuários. A verba será de 350 milhões de euros para sete anos de trabalho. O projeto Galileo é uma alternativa européia ao GPS americano e está de olho no mercado de serviços de navegação por satélite que crescerá 45% até 2011, segundo cálculos da ESA. Um exemplo é que neste ano, a maior parte dos telefones celulares estará dotada da função de localização e navegação por satélite. A Agência Espacial Européia já criou centros de serviço na China, Egito e no Brasil.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -