Sexta-feira, 25 ago 2006 - 14h42

Pronto para o lançamento. Conheça o sistema de absorção de ruídos do ônibus espacial

De acordo com o diretor de testes de vôo da NASA, Pete Nickolenko, todos os sistemas estão operando com total precisão. Na quinta-feira todas as portas dos compartimentos de carga foram fechadas.

Se não houver atrasos, o lançamento deverá ocorrer neste domingo, às 17h30 (Hora de Brasília) e será retransmitido ao vivo, pelo Apolo Channel .

Kathy Winters, oficial de meteorolgia do programa espacial americano disse que as chances de suspensão do vôo eram ligeiramente menos favoráveis que ontem, com menos de 40% de chances de adiamento.

A missão deverá durar 11 dias e seu objetivo principal será a instalação de um conjunto de suportes e de um segundo arranjo de painéis solares que deverão duplicarão a capacidade atual de geração de energia elétrica da estação Espacial Internacional.


Sistema de supressão de ruídos

Talvez você não tenha reparado, mas no momento da ignição dos foguetes principais, mais de 1 milhão de litros de água são bombeados em uma espécie de caverna, abaixo da plataforma de lançamento do ônibus espacial.

Esse gigantesco fluxo contínuo de água cria uma espécie de tapete ou colchão de absorção sonoro.

Chamada de "Sound Suppression System", ou sistema de supressão sonoro, o sistema é capaz de reduzir a gigantesca pressão sonora dentro dos compartimentos de carga para 142 decibéis, abaixo do nível requerido de 145 decibéis. De acordo com engenheiros da NASA, 9 segundos após o lançamento as bombas chegam a lançar até 3 milhoes de litros de água por minuto.

Sem o sistema de absorção de ruídos, a pressão sonora poderia danificar os diversos intrumentos levados a bordo, além de ser a causa de estresse mecânico em diversas peças que compõe o isolamento térmico da nave.

Fotos: momentos de teste do sistema de supressão de ruído mostrando a gigantesca quantidade de água sendo bombeada. Clique nas imagens para ampliá-las.

Não perca. A cobertura total do lançamento da Atlântis podeá ser vista aqui, no Apolo Channel, a primeira TV brasileira de informação científica. Clique !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin