Segunda-feira, 11 jun 2007 - 09h45

Propaganda de carro causa falso alerta

Uma peça publicitária com o título "Asteróide Pallas poderá se chocar com a Terra em 2007" causou falso alerta na população nas últimas 24 horas e foi motivo de dezenas de e-mails recebidos pelo Apolo11 na manhã desta segunda-feira.

A propaganda, disfarçada de notícia, está sendo veiculada nos principais site da internet do Brasil, e chama a atenção para um possível choque do asteróide 2-Pallas contra a superfície da Terra.

Até mesmo um site foi criado para veicular a falsa notícia, que informava que "os principais centros espaciais do mundo ainda não se pronunciaram, mas já existe uma grande mobilização na comunidade científica e militar". O site seria um tal de "Observatório dos Asteróides", que seria associado a um tal "International Astronomy Center".

Apesar do tom sério, não conseguiu convencer os mais atentos. O site continha apenas uma notícia e uma análise mais detalhada revelou que seu proprietário era na verdade uma montadora de origem francesa, que pretende lançar um automóvel com o nome do asteróide. Só não foi explicado o que é que um choque de asteróide tem a ver com um lançamento de um carro.

De acordo com a "notícia", 2 Pallas teve sua órbita alterada por forças não divulgadas e que se a notícia do choque fosse confirmada, a vida na Terra passaria por "mudanças sem precedentes na existência humana".


Pallas
Pallas é o terceiro maior objeto localizado no cinturão de Asteróides, uma região do espaço localizada entre as órbitas de Marte e Júpiter, e neste momento se localiza a mais 470 milhões quilômetros de distância do nosso planeta. Assim como seus pares, Ceres, 3 Juno e 4 Vesta, Pallas foi quase considerado um planeta do sistema solar, até que a descoberta de diversos objetos semelhantes obrigaram os cientistas a reclassificá-los como asteróides.

Pallas mede 570×525×500 km e leva 1682 dias para completar uma volta ao redor do Sol.

Fotos: No topo, imagem usada na falsa propaganda e veiculada nos meios de comunicação. Acima, cálculo orbital mostra que 2 Pallas está a mais de 470 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês