Terça-feira, 27 jun 2006 - 06h44

Próximo à Terra, asteróide XP-14 se aproxima rapidamente

Durante as primeiras horas da manhã da próxima segunda-feira, 3 de julho, um asteróide, denominado 2004 XP14, deverá atingir o momento de maior aproximação com o nosso planeta. Os últimos cálculos indicam que a a rocha, de aproximadamente 600 metros de diâmetro, deverá passar a somente 400 mil km de distância da Terra.

Essa é uma das maiores aproximações já registradas por um asteróide em nosso sistema. Na segunda-feira sua magnitude visual deverá atingir 11, e poderá ser visto através de telescópios de pequeno e médio porte.

É importante frisar que não existe nenhuma chance de colisão do asteróide com nosso planeta. Será apenas uma bela cena astronômica.

De acordo com os últimos números divulgados, o asteróide XP14 se desloca a uma velocidade de 17.4 km/s, aproximadamente 63 mil km/h. O momento de maior aproximação será às 07h44 (Hora de Brasília) do dia 3 de julho e seu deslocamento angular no momento da máxima aprximação será de 8.234 graus por hora, ou o equivalente a um disco lunar a cada 4 minutos.

A figura acima mostra o plano orbital do asteróide no dia 29. Note a grande aproximação coma Terra, o pequeno círculo verde junto ao bólido.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron