Procure no Apolo11
Terça-feira, 10 nov 2015 - 11h22
Por Rogério Leite

Rajadas de vento solar provocam onda de tempestades geomagnéticas

Um gigantesco buraco que ocupa quase um terço da superfície do Sol está provocando as intensas rajadas de vento que estão castigando a Terra há diversos dias. Dados recebidos nesta manhã mostram que o vento solar chegou a 700 km/s e deve aumentar.

Buraco Coronal - Coronal Hole
Buraco Coronal em 10 de novembro ed 2015

Acompanhe a Atividade Solar e o Índice KP

De acordo com o Centro de Previsão de Clima Espacial, SWPC, o impacto das partículas carregadas provenientes do Sol pode fazer o índice KP, que mede a instabilidade na ionosfera, atingir o nível 6, com as possíveis consequências observadas na tabela abaixo.


Buraco Coronal
O vento solar é um fenômeno comum, diário, uma espécie de brisa soprada continuamente pelo Sol e normalmente atinge a velocidade média de 350 km/s. No entanto, algumas vezes essa velocidade aumenta significativamente e pode causar fortes tormentas geomagnéticas aqui na Terra.

Uma das causas mais comuns para o aumento da intensidade do vento solar é o surgimento dos chamados buracos coronais, uma espécie de anomalia localizada observada nas linhas do campo magnético solar. Enfraquecido, o campo magnético ao longo dessas linhas não conseguem aprisionar as partículas que ejetadas do Sol, que então vazam da estrela em velocidade muito acima da média.

Tabela de Indice KP
Tabela de Índice KP - Clique para ampliar

Acompanhe a Atividade Solar e o Índice KP

Quando esses buracos coronais estão voltados para a Terra, as partículas ejetadas atingem nossa magnetosfera de forma muito intensa e o resultado são as chamadas tempestades geomagnéticas, fenômeno que torna a ionosfera extremamente instável.

Essa instabilidade faz elevar o chamado Índice KP e as consequências da sua elevação dependem de quão instável se torna a ionosfera, como podemos ver na tabela acima.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -