Sexta-feira, 23 out 2009 - 09h50
Há menos de uma semana do lançamento teste do foguete Ares I, um relatório encomendado pelo governo norte-americano para avaliar os rumos da exploração espacial, questionou os planos da Nasa para o retorno à Lua.
Clique para ampliar O relatório foi divulgado ao público nesta quinta-feira (22) e foi claro em afirmar que a agência espacial americana vai precisar rever suas itenções de levar astronautas de volta à Lua. Segundo o documento, a Nasa escolheu o destino errado e o foguete errado. De acordo com o comitê, a agência espacial deveria se concentrar em foguetes maiores. O relatório de 155 páginas ressalta ainda que o plano original de usar uma base na Lua como ponto de partida para a exploração de Marte não tem verba suficiente para acontecer. A Nasa necessita de US$ 3 bilhões por ano para conseguir levar astronautas à Lua.
A comitê ofereceu oito opções para uma nova viagem, deixando a escolha final para o presidente Barack Obama. Norman Augustine, presidente do grupo convocado pela Casa Branca, afirmou que a Nasa teria condições de pousar por exemplo, em um asteroide ou em uma das luas de Marte, Fobos ou Deimos, antes de 15 anos, caso ambandone seus planos de retornar à Lua. Uma versão teste do foguete Ares I projetado para futuros lançamentos da Nasa, está posicionado em Cabo Canaveral, na Flórida, para seu voo de estreia no próximo dia 27 de outubro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante -