Sexta-feira, 23 out 2009 - 09h50

Relatório do governo americano reavalia planos da Nasa

Há menos de uma semana do lançamento teste do foguete Ares I, um relatório encomendado pelo governo norte-americano para avaliar os rumos da exploração espacial, questionou os planos da Nasa para o retorno à Lua.


Clique para ampliar

O relatório foi divulgado ao público nesta quinta-feira (22) e foi claro em afirmar que a agência espacial americana vai precisar rever suas itenções de levar astronautas de volta à Lua. Segundo o documento, a Nasa escolheu o destino errado e o foguete errado. De acordo com o comitê, a agência espacial deveria se concentrar em foguetes maiores.

O relatório de 155 páginas ressalta ainda que o plano original de usar uma base na Lua como ponto de partida para a exploração de Marte não tem verba suficiente para acontecer. A Nasa necessita de US$ 3 bilhões por ano para conseguir levar astronautas à Lua.

A comitê ofereceu oito opções para uma nova viagem, deixando a escolha final para o presidente Barack Obama. Norman Augustine, presidente do grupo convocado pela Casa Branca, afirmou que a Nasa teria condições de pousar por exemplo, em um asteroide ou em uma das luas de Marte, Fobos ou Deimos, antes de 15 anos, caso ambandone seus planos de retornar à Lua.

Uma versão teste do foguete Ares I projetado para futuros lançamentos da Nasa, está posicionado em Cabo Canaveral, na Flórida, para seu voo de estreia no próximo dia 27 de outubro.


Foto: O imponente foguete Ares-1 X, de 100 metros de altura,
posicionado na plataforma de lançamento de Cabo Kennedy. O lançamento ocorre nesta terça-feira, 27 de outubro, entre 08h00 e 14h00. Crédito:
Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel