Segunda-feira, 29 dez 2014 - 09h58
Por Rogério Leite
O segundo estágio de um foguete Falcon 9 reentrou ontem na atmosfera acima da Região Centro-Oeste do Brasil produzindo uma enorme chuva de detritos incandescentes. Alguns pedaços cairiam intactos sobre uma propriedade a 266 km de Campo Grande.
A reentrada do lixo espacial ocorreu aproximadamente a 01h30 da madrugada de domingo e foi provocada pela queda do segundo estágio de um foguete Falcon 9, pertencente à empresa americana SpaceX. Clique para ampliar
Clique para ampliar Com o passar do tempo, 40142 perdeu altura e penetrou na atmosfera da Terra na altura de San Pedro de Atacama, no Chile. Ao se romper, produziu uma enorme esteira de fragmentos incandescentes que cruzaram o norte da Argentina e norte do Paraguai até chegar a Mato grosso do Sul, onde foram observados nas cidade de Jardim, Dourados, Campo Grande e também em Primavera, SP. Crédito: BRAMON - Brazilian Meteor Observation Network Em Santa Rita do Pardo, a 266 km de Campo Grande, os moradores observaram a chuva de fragmentos e a queda de um objeto de grande porte encontrado posteriormente no interior de uma propriedade rural, identificada através das imagens como um COPV (Composite Overwrapped Pressure Vessel), uma espécie de tanque de pressurização usado no Falcon 9.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O que se faz agora com as crianças é o que elas vão fazer depois com a sociedade" - Karl Mannhein -