Segunda-feira, 29 dez 2014 - 09h58
Por Rogério Leite

Restos de foguete americano caem sobre chácara em MS

O segundo estágio de um foguete Falcon 9 reentrou ontem na atmosfera acima da Região Centro-Oeste do Brasil produzindo uma enorme chuva de detritos incandescentes. Alguns pedaços cairiam intactos sobre uma propriedade a 266 km de Campo Grande.

A reentrada do lixo espacial ocorreu aproximadamente a 01h30 da madrugada de domingo e foi provocada pela queda do segundo estágio de um foguete Falcon 9, pertencente à empresa americana SpaceX.

Foguete cai em Mato Grosso do Sul
Clique para ampliar


O foguete, identificado internacionalmente como NORAD 40142 foi lançado em 7 de setembro de 2014 e teve como objetivo colocar em orbita o satélite geoestacionário AsiaSat 6.

Tanque de foguete que caiu em Mato Grosso do Sul
Clique para ampliar

Com o passar do tempo, 40142 perdeu altura e penetrou na atmosfera da Terra na altura de San Pedro de Atacama, no Chile. Ao se romper, produziu uma enorme esteira de fragmentos incandescentes que cruzaram o norte da Argentina e norte do Paraguai até chegar a Mato grosso do Sul, onde foram observados nas cidade de Jardim, Dourados, Campo Grande e também em Primavera, SP.

Orbita do Falcon 9 que caiu em mato Grosso do Sul
Crédito: BRAMON - Brazilian Meteor Observation Network

Em Santa Rita do Pardo, a 266 km de Campo Grande, os moradores observaram a chuva de fragmentos e a queda de um objeto de grande porte encontrado posteriormente no interior de uma propriedade rural, identificada através das imagens como um COPV (Composite Overwrapped Pressure Vessel), uma espécie de tanque de pressurização usado no Falcon 9.



Artes: No topo, vídeo feito por um morador de Campo Grande, MS, mostra diversos fragmentos do Falcon 9 antes da queda. Na sequência, tanque de pressurização do foguete encontrado em uma propriedade em Santa Rita do Pardo e os mesmos tanques (vermelhos) montados na estrutura do Falcon 9. Acima, possível rota dos fragmentos desde O Chile até Mato Grosso do Sul. Créditos: Facebook, SpaceX, Carlos Augusto di Piero/Bramon, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês