Sexta-feira, 25 mai 2018 - 09h05
Por Rogério Leite

Revolucionário, drone da NASA voará em Marte na próxima missão!

O pequeno helicóptero foi projetado para operar no ar altamente rarefeito do Planeta Vermelho e terá como objetivo encontrar possíveis evidências de vida em algum momento do passado. Essa é a primeira vez que uma sonda voadora será usada em outro planeta.

Drone em Marte
Concepção artística mostra o drone Mars Helicopter em voo sobre a superfície de Marte.

Batizado de Mars Helicopter, o pequeno drone será enviado na próxima missão a ser lançada em 2020 e proporcionará aos pesquisadores uma abordagem científica jamais feita em outro planeta, com registros impossíveis de serem feitos por jipes-robôs ou por satélites em orbita.


Assista ao vídeo

Pesando cerca de 1,8 quilos e do tamanho de uma bola de praia, o projeto já tem quatro anos de amadurecimento, desde os primeiros desenhos até os testes em simuladores.


3 mil RPM
Voar na atmosfera marciana não é tão simples como na Terra. Para se ter uma ideia das diferenças, a pressão atmosférica na superfície de Marte equivale a encontrada a 30 mil metros aqui na Terra, sendo que o teto máximo que um helicóptero já atingiu foi 12 mil metros.

Para compensar as diferenças de pressão, as duas hélices do artefato precisam girar a 3 mil RPM (rotações por minuto), cerca de 10 vezes mais rápido que um helicóptero terrestre convencional.

Missao a Marte em 2020

Voos graduais
De acordo com a NASA, antes de iniciar a exploração em solo marciano e real captação de dados científicos, será realizada uma campanha de testes de 30 dias, com o drone decolando a uma altura de 3 metros e mantendo-se em suspensão por 30 segundos. Isso será feito durante um mês até haver a certificação de que todos os sistemas estão operando corretamente. Em seguida, o tempo de voo será ampliado gradativamente.

A alimentação e aquecimento do artefato será feita através de baterias de íons de lítio, alimentadas por energia solar.

O Mars Helicopter será lançado em 2020 e pousará no Planeta Vermelho em fevereiro de 2021.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel