Procure no Apolo11
Terça-feira, 12 ago 2008 - 10h33

Robô submarino vai explorar vulcões a 6 km de profundidade

Um robô submarino desenvolvido por cientistas da Grã-Bretanha, vai explorar os vulcões mais profundos do mundo, a seis quilômetros de profundidade no Caribe.

autosub6000"O robô Autosub6000 deverá explorar a região conhecida como Depressão Cayman, uma depressão que se formou quando a placa tectônica do Caribe se separou da Americana, localizada entre a Jamaica e as Ilhas Cayman.

Continua após a publicidade


"É a maior depressão vulcânica do mundo e totalmente inexplorada", conta o professor Jon Copley, do Centro Nacional de Oceanografia de Southampton e líder da missão.

Junto com Autosub6000, os pesquisadores vão utilizar o Isis, outro veículo submarino. Primeiro o Autobus6000 irá achar as aberturas de vulcões no solo do oceano. Em seguida, o Isis vai analisar amostras de fluidos e sedimentos em torno dos vulcões e assim coletar amostras de formas de vida.

O desafio é grande. Os cientistas acreditam que a profundidades superiores a três mil quilômetros, um em cada dois animais, serão de espécies desconhecidas até hoje.

Foto: Robô submarino Autosub6000. Crédito: Observatório Oceanográfico da universidade de Southampton.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -