Sábado, 15 nov 2014 - 18h40
Por Rogério Leite
Rosetta: sem energia, sonda Philae hiberna sobre o cometa 67/p
Três dias após fazer história ao descer pela primeira vez na superfície de um cometa, a nave robótica Philae enviou seu último pacote de dados científicos. Sem poder captar a luz do Sol, as baterias se esgotaram e Philae entrou em hibernação.
![]() Clique para ampliar Após um pouso ligeiramente desajeitado, que a colocou a mais de 1 km do local planejado e fora da orientação solar necessária para recarregar suas baterias, a pequena nave Philae possivelmente encerrou sua missão. De acordo com a agência espacial europeia, ESA, o último contato com a sonda ocorreu às 20h36 de sexta-feira, quando Philae enviou à nave-mãe Rosetta todos os parâmetros da telemetria de bordo e os dados científicos dos experimentos realizados, entre eles os instrumentos ROLIS, COSAC, Ptolemy, SD2 e CONSERT.
![]()
Em conferência realizada ontem, os engenheiros responsáveis pela missão informaram que após o pouso a Philae ficou ligeiramente inclinada, com os painéis obstruídos por duas rochas. Isso fez com que a sonda recebesse apenas 1h30 de luz por dia, muito abaixo das 12 horas diárias requeridas para recarga das baterias. ![]() O contato com a sonda através da nave-mãe permaneceu relativamente estável até por volta das 22h30, quando a sonda entrou no modo de segurança devido à baixa tensão da bateria. Alguns minutos depois um novo pacote de dados foi enviado. As 22h44, Elsa montagnon, chefe de operações da missão Rosetta, declarou: "Perdemos o link". Segundo Montagnon, é possível que as baterias da Philae se recarreguem, mas isso pode levar vários dias. Caso isso aconteça, a nave-mãe Rosetta captará o sinal da sonda, mas essa situação não é esperada. Caso ocorra, será um bônus para a missão, já que todas os experimentos programados foram realizados, gerando inúmeros dados que serão agora analisados.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -