Quarta-feira, 23 set 2009 - 12h44

Rússia adia por dois anos missão ao planeta vermelho

A agência espacial russa (Roscosmos) confirmou o cancelamento da sonda Phobos-Grunt ao planeta Marte. Agora, os russos deverão aguardar dois anos pela próxima janela astronômica, que permitirá chegar ao planeta mais rapidamente.

No plano inicial a sonda deveria partir no próximo mês (outubro de 2009) da base russa de Baikonur no Casaquistão, impulsionada por um foguete Zenit-2SB e alcançaria a órbita de Marte 11 meses depois. Em abril de 2011, um módulo da nave russa aterrissaria em Fobos, uma das luas de Marte, e retornaria à Terra em julho de 2012.

"Foi tomada a difícil decisão de adiar por dois anos o projeto Phobos-Grunt", comunicou Lev Zelinoy, diretor do Instituto de Pesquisas Cósmicas da Academia de Ciências russa. "Queremos aumentar a confiabilidade da missão, reduzir os riscos e garantir o sucesso", acrescentou Zelinoy.

O objetivo da missão é colocar uma estação automática na lua de Marte e recolher rochas que serão trazidas de volta à Terra, além de explorar o espaço e o clima do Planeta Vermelho. O projeto também servirá como um teste para novas tecnologias e futuras expedições. Na prática, a sonda pretende capturar dados sobre as condições do terreno para futuras operações de aterrissagem.


Foto: Lua marciana Phobos, registrada pela sonad Mars Express em julho de 2008. Os locais assinalados mostram os prováveis locais de pouso. Crédito: Esa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês