Quarta-feira, 28 jan 2009 - 09h50
Apesar dos grandes avanços científicos realizados pelas agências espaciais dos EUA e da Europa, no ano de 2008 quem dominou o lançamento de missões ao espaço foi mesmo a Rússia. Segundo a Federação Espacial da Rússia, a Roscosmos, no ano passado o país lançou mais foguetes ao espaço do que as duas agências espaciais juntas.
Em nota divulgada na última terça-feira a Roscosmos confirma que em 2008 a Rússia lançou ao espaço 23 foguetes e colocaram 43 naves na órbita da Terra, enquanto os EUA lançaram apenas 15 foguetes e 17 artefatos orbitais. A ESA, a agência Espacial Européia lançou seis foguetes e colocou um objeto em órbita enquanto o Japão colocou apenas um satélite em órbita. No total, em 2008 foram lançados 68 foguetes e 102 naves, incluindo aí a colocação em órbita do primeiro astronauta chinês e o lançamento da sonda lunar indiana Chandrayaan-1.
O volume de recursos destinado à pesquisa espacial mostra claramente que a Rússia tem planos mais ambiciosos do que levar sondas a Marte ou a Lua. O setor é visto como estratégico tanto economicamente como militarmente e manter satélites de observação de última geração sobre os escassos recursos naturais terá grande impacto nos próximos anos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -