Quinta-feira, 8 mar 2007 - 09h37
É sempre muito prazeroso olhar para o céu. Aquele monte de estrelas, a Lua, os planetas. Se você está lendo este artigo, é porque também deve gostar, não?
Entre tantos astros e estrelas, algumas vezes vemos pequenos pontos se deslocando de um lado para outro. Alguns mais rápidos, outros mais devagar. Uns são tão tênues que a nossa vista mal consegue distinguir. Outros são tão fortes que parecem estrelas cadentes. Seriam esses pontos discos voadores prontos a nos abduzir? Não. Os alienígenas não vão nos raptar e a resposta para essa pergunta é muito simples e está aqui mesmo na Terra. Os pequenos pontos que se deslocam vez ou outra contra o fundo escuro do céu são satélites artificiais, normalmente em órbita baixa de até 1000 km de altitude e que dependendo de alguns fatores, reflete a luz do Sol em suas partes metálicas, permitindo que sejam vistos quilômetros abaixo.
Para ver a ISS, olhe nesta sexta-feira para o céu no sentido oeste. Às 19h14 você verá a Estação Espacial cruzando lentamente o céu da cidade no sentido leste. Comece observandoo céu alguns minutos antes já que às 19h14 é o momento de maior aproximação do satélite, que atingirá 400 km de São Paulo e 352 km do Rio de Janeiro. O brilho estimado é da ordem de -3.1, o equivalente ao brilho Júpiter. No momento da máxima aproximação a ISS estará a 49 graus de elevação sobre a cidade de São Paulo e a 72 graus sobre o céu carioca. Se você não sabe o que é ângulo de elevação, não se preocupe. Clique aqui e saiba mais ! Para tornar sua observação mais interessante, experimente rastrear a ISS em tempo real através de nossa página de rastreio. Comece rastreando com meia hora de antecedência e quando chegar a hora de ver, olhe para o céu. Vai ser muito mais emocionante. A observação da ISS pela primeira vez a gente nunca esquece ! Diversas cidades poderão ver a passagem da ISS amanhã. Para saber se sua cidade será contemplada é só consultar nossa página What´s Up , que mostra as datas e horários de observação visual para qualquer cidade brasileira. Quem sabe sua cidade também não tem um encontro marcado com a ISS? Clique aqui e consulte ! Outro satélite muito interessante de observar é o HST ou Telescópio Espacial Hubble, que poderá ser visto com facilidade no próximo dia 23 sobre as cidades da Região Sudeste, mas que pode ser visto muito antes sobre sua cidade se as condições de iluminação do momento da passagem do telescópio permitirem. Fotos: Na imagem superior vemos uma passagem típica da ISS fotografada com câmera convencional. O traço da passagem é formado mantendo-se o obturador da máquina aberto durante alguns segundos. Na seqüência temos a tela do programa de rastreio mostrando o momento da máxima aproximação da ISS no dia 3 de março. Na área clara ainda é dia e na mais escura já é noite. O círculo ao redor da ISS é chamado de rádio-horizonte. Qualquer estação dentro desse círculo é capaz de manter contato direto com a nave. Saiba mais: LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -