Quinta-feira, 8 mar 2007 - 09h37

Saia pra rua e olhe para o céu: a Estação Espacial é show no espaço !

É sempre muito prazeroso olhar para o céu. Aquele monte de estrelas, a Lua, os planetas. Se você está lendo este artigo, é porque também deve gostar, não?

Entre tantos astros e estrelas, algumas vezes vemos pequenos pontos se deslocando de um lado para outro. Alguns mais rápidos, outros mais devagar. Uns são tão tênues que a nossa vista mal consegue distinguir. Outros são tão fortes que parecem estrelas cadentes. Seriam esses pontos discos voadores prontos a nos abduzir?

Não. Os alienígenas não vão nos raptar e a resposta para essa pergunta é muito simples e está aqui mesmo na Terra. Os pequenos pontos que se deslocam vez ou outra contra o fundo escuro do céu são satélites artificiais, normalmente em órbita baixa de até 1000 km de altitude e que dependendo de alguns fatores, reflete a luz do Sol em suas partes metálicas, permitindo que sejam vistos quilômetros abaixo.


Sobre São Paulo e Rio de Janeiro
Se você mora na capital de São Paulo, Rio de Janeiro ou nas diversas cidades próximas temos uma boa surpresa pra você. Nesta sexta-feira, 9 de março, a ISS, Estação Espacial Internacional, poderá ser vista a olho nú cruzando o céu noturno, produzindo um belo espetáculo depois que o Sol se pôr. Nada de binóculos, telescópios ou lunetas. Ampliada recentemente com mais um conjunto de painéis solares, a ISS é hoje o objeto artificial mais brilhante no céu noturno.

Para ver a ISS, olhe nesta sexta-feira para o céu no sentido oeste. Às 19h14 você verá a Estação Espacial cruzando lentamente o céu da cidade no sentido leste. Comece observandoo céu alguns minutos antes já que às 19h14 é o momento de maior aproximação do satélite, que atingirá 400 km de São Paulo e 352 km do Rio de Janeiro. O brilho estimado é da ordem de -3.1, o equivalente ao brilho Júpiter.

No momento da máxima aproximação a ISS estará a 49 graus de elevação sobre a cidade de São Paulo e a 72 graus sobre o céu carioca. Se você não sabe o que é ângulo de elevação, não se preocupe. Clique aqui e saiba mais !

Para tornar sua observação mais interessante, experimente rastrear a ISS em tempo real através de nossa página de rastreio. Comece rastreando com meia hora de antecedência e quando chegar a hora de ver, olhe para o céu. Vai ser muito mais emocionante. A observação da ISS pela primeira vez a gente nunca esquece !


Satélites na sua cidade
Para que um satélite seja visível é necessário que no local de observação seja noite, mas que o Sol não esteja a mais de 15 graus abaixo do horizonte. Nestas condições, apesar da luz solar não iluminar mais a região, ainda reflete fortemente no satélite, muitos quilômetros acima da superfície da Terra. A luz então rebate no satélite e atinge o observador.

Diversas cidades poderão ver a passagem da ISS amanhã. Para saber se sua cidade será contemplada é só consultar nossa página What´s Up , que mostra as datas e horários de observação visual para qualquer cidade brasileira. Quem sabe sua cidade também não tem um encontro marcado com a ISS? Clique aqui e consulte !

Outro satélite muito interessante de observar é o HST ou Telescópio Espacial Hubble, que poderá ser visto com facilidade no próximo dia 23 sobre as cidades da Região Sudeste, mas que pode ser visto muito antes sobre sua cidade se as condições de iluminação do momento da passagem do telescópio permitirem.
Experimente. Veja a ISS e o Hubble e depois nos conte sua experiência !

Fotos: Na imagem superior vemos uma passagem típica da ISS fotografada com câmera convencional. O traço da passagem é formado mantendo-se o obturador da máquina aberto durante alguns segundos. Na seqüência temos a tela do programa de rastreio mostrando o momento da máxima aproximação da ISS no dia 3 de março. Na área clara ainda é dia e na mais escura já é noite. O círculo ao redor da ISS é chamado de rádio-horizonte. Qualquer estação dentro desse círculo é capaz de manter contato direto com a nave.

Saiba mais:
Rastreie em tempo real a Estação Espacial Internacional!
Saiba quando a ISS e o Hubble podem ser vistos na sua cidade !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy