Procure no Apolo11
Quarta-feira, 31 dez 2008 - 06h58

Saiba quais estrelas estarão no céu na hora da virada!

Exatamente à meia-noite dessa quarta-feira, após 365 dias, 6 horas, 9 minutos e 9,5 segundos o planeta Terra completará mais uma volta em torno do Sol. Foram 939.95 milhões de quilômetros percorridos à incrível velocidade de 107 mil quilômetros por hora. Uma viagem tão suave que nem percebemos. Exatamente à zero hora de quinta-feira começa 2009!

A precisão dessa viagem é tão grande que todos os anos a Terra atinge a mesma posição dentro de sua órbita e as mesmas estrelas que estavam no céu há 365 dias poderão ser vistas novamente, praticamente no mesmo lugar. Apenas a Lua e os planetas mudaram de posição.

Durante a passagem do ano é quase obrigatório olhar para o céu. Ali, milhares de fogos de artifício estarão saudando o ano que chega, com uma infinidade de sons e luzes multicoloridas. Em alguns lugares esse espetáculo dura vários minutos, ao mesmo tempo em que as pessoas, emocionadas, se abraçam e desejam votos sinceros de feliz Ano Novo.

Continua após a publicidade


Passados os minutos iniciais da comemoração, o brilho dos fogos de artifício vai diminuindo de quantidade e intensidade e nesse momento é normal que as pessoas olhem para o céu e falem sobre as estrelas. Muitas até arriscam os nomes das constelações vistas no firmamento.

Se você é uma dessas pessoas, esse artigo foi feito pra você! Ele vai ajudá-lo a reconhecer as diversas constelações e objetos presentes nas primeiras horas de 2009, um momento mágico que deve ser curtido com bastante esperança e sabedoria.


Olhando para cima
O primeiro lugar que as pessoas vão olhar é para o zênite, ou seja, a parte do céu que fica acima da nossa cabeça. É ali que se encontra uma das mais belas constelações do hemisfério sul e que pode ser vista nesta época do ano: a constelação de Órion. Composta principalmente por quatro estrelas formando um quadrado, Órion também tem três estrelas ao centro, que são popularmente conhecidas como as Três Marias - Mintaka, Alnilam e Alnitak. As duas estrelas inferiores do quadrado são Bellatrix, à esquerda e Beteugeuse, à direita. No topo, à esquerda temos Rigel e à direita, Saiph.

Se nesta noite você tiver um binóculo ou telescópio, verá que a constelação reserva muitas surpresas. Olhe no quadrante superior, acima das Três Marias. Ali se encontra a nebulosa M42, um dos mais belos objetos do céu. É tão belo que você não vai querer parar de ver!

Baixe seus olhos em direção ao Norte e verá a constelação do Cocheiro e ao seu nordeste as estrelas da constelação de Gêmeos onde se destacam Castor e Polux.


Mais Estrelas
Virando a cabeça para a direita, novas constelações surgirão sobre o quadrante leste. Se você estiver na praia ou em um local com bom horizonte visual, não deixe de curtir a ascensão de Saturno. Ele estará a 1.3 bilhões de quilômetros, mas estará brilhando tanto que chamará bastante a atenção.

Outra estrela que estará atraindo bastante os olhares é Sirius, na constelação do Cão Maior e quase sobre a nossa cabeça. E não é pra menos: Sirius é a estrela mais brilhante que existe no céu e sua magnitude de -1.42 a torna uma espécie de farol celestial.

Do lado direito da constelação de Órion temos a constelação de Hidra, com a estrela Alphard, a Alpha de Hidra, em destaque. Alphard é uma estrela muito distante, localizada a mais de 177 anos-luz da Terra, cerca de 1.6 quatrilhões de quilômetros.

Vire-se 90 graus à direita. Você estará olhando para o Sul e o destaque é outra bela constelação que durante muito tempo orientou os grandes navegadores: o Cruzeiro do Sul, que parece sempre abraçado pela constelação do Centauro.

Agora que você já conhece um pouco mais o firmamento do primeiro dia do ano, chame os amigos e reúna a família. Após o momento da confraternização leve-os para fora de casa e mostre a eles o céu. É uma boa maneira de começar a curtir o novo ano que bate à nossa porta. Feliz 2009!


Arte: carta celeste mostra a posição das estrelas na noite da virada do ano, de 2008 para 2009. Crédito: Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -