Domingo, 1 out 2006 - 15h07
Imagens de satélite de alta resolução tomadas da região norte do Mato Grosso mostram que a região onde caiu o avião da Gol, na última sexta-feira, é uma localidade de mata fechada, muito próxima do Parque Nacional do Xingu.
A imagem, feita pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua, foi captada através dos sensores de resolução moderada MODIS, no sábado, dia 30, às 14h00 no horário de Brasília, menos de 24 horas após o acidente. Quando vista no modo de alta resolução, a cena mostra centenas de focos de calor, destacados em vermelho, próximo às inúmeras fazendas dos Estados do Pará e Mato Grosso. A foto também mostra que a visibilidade no local da queda do aparelho é excelente.
De acordo com informações da região, os destroços se localizam a 220 km a sudeste da cidade de Peixoto Gomide, no norte do Mato Grosso. Se confirmada essa localização, mostrada na imagem de satélite, os destroços do avião da Gol se encontram dentro ou muito próximo às reservas indígenas, entre as aldeais de Capoto e Metruktire. Nesta imagem, cada pixel na tela do monitor corresponde a 250 metros, e é uma combinação de 4 bandas diferentes do espectro eletromagnético, sendo um deles sensível ao calor. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -