Procure no Apolo11
Acre, Brasil, 20 Set 2005

Satélite Aqua detecta Intensas queimadas no Acre

Nesta imagem de resolução moderada - MODIS - feita no dia 20 de setembro de 2005 pelo satélite Aqua, vemos claramente a profusão de queimadas, destacadas em vermelho, que atingem fortemente o estado do Acre, em especial a capital Rio Branco.

Pela imagem, grande parte dos incêndios localizam-se próximos às cidades de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Plácido de Castro, no sudeste acreano. No noroeste do estado, diversos focos podem ser vistos próximos à Cruzeiro do Sul.

Na parte inferior da imagem vemos que muitos pontos de calor que se espalham pela Bolívia e no canto superior esquerdo, já em território peruano, um forte aglomerado térmico pode ser detectado.

Continua após a publicidade


Cerca de cem homens estão diretamente envolvidos no combate ao incêndio florestal que o Acre enfrenta, mas o número ainda é insuficiente e não há condições materiais para as outras equipes trabalharem, segundo o assessor especial da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Kleber Alves.

Sobre a área tomada pelo fogo, Kleber Alves explicou que não há como mapear toda a extensão do incêndio, uma vez que se trata do chamado "fogo sub-bosque", que avança sob a copa das árvores. "Só vamos poder ter uma noção de impacto do incêndio dentro de alguns dias pelas medições, pelo trabalho que está sendo iniciado na região", diz.

"Nós estamos buscando o controle do incêndio florestal, mas, a extinção mesmo só será possível com a vinda das chuvas e o aumento da umidade relativa do ar na região de floresta, que, na semana passada, chegou à inacreditável marca de apenas 20%", disse Kleber.

"Na região de floresta, chegar a 20% de umidade relativa do ar é algo extremamente raro", observou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -