Procure no Apolo11
Domingo, 11 mai 2008 - 18h23

Satélite GOES-10 capta nuvem de cinzas e fumaça de vulcão Chaitén

Nesta cena, capturada no dia 9 de maio de 2008 pelo satélite geoestacionário GOES-10, vemos que nuvem de cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão chileno Chaitén já atingiu o oceano Atlântico.

A composição mostra que os ventos que sopram em sentido nordeste fazem com que o material piroclástico seja levado a milhares de quilômetros de distância do local da erupção, ocorrida em 2 de maio, após mais de 9 mil anos de inatividade da montanha. No dia 6 de maio a altura da coluna de fumaça atingia 30 mil metros e resíduos de fuligem já eram observados sobre Buenos Aires, na Argentina e Montevidéu, no Uruguai.

Cientistas brasileiros ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, informaram que uma quantidade mínima de material vulcânico foi detectada no sábado, 10 de maio, sobre cidades do extremo sul gaúcho.

Continua após a publicidade


A composição mostrada é uma fusão entre os espectros de luz visível e infravermelho, captados pelos sensores de escaneamento multiespectral do satélite GOES. A cena foi captada de uma altura de 36 mil quilômetros, com o satélite posicionado acima da linha do equador.

Foto: Crédito: Nasa/NOAA/

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023

"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -