Procure no Apolo11
Segunda-feira, 14 abr 2008 - 09h01

Satélite Soho: Veja Mercúrio através das lentes do observatório solar

Todos os que acompanham, aqui no Apolo11, as imagens transmitidas pelo satélite de observação solar SOHO já notaram que um pequeno ponto luminoso parece se deslocar da direita para a esquerda na composição. Alguns, até assustados, escreveram para nós perguntando o que seria tal objeto. Outros, porém, não se deixaram impressionar, já que a existência desse ponto luminoso pode ser considerada a coisa mais natural do mundo.

Estamos falando do planeta Mercúrio, que nestes dias entrou no campo visual do coronógrafo a bordo do satélite SOHO e que durante alguns dias poderá ser visto cruzando o disco solar. A imagem acima mostra algumas cenas do deslocamento do planeta enquanto o gráfico animado explica a posição dos objetos dentro das respectivas órbitas.


Órbitas
No gráfico, a Terra é representada pela pequena esfera branca, enquanto o satélite SOHO é a bolinha azul. O traço simboliza o campo de visão dos instrumentos do satélite.

Pelo que podemos notar, o planeta Mercúrio está se movendo por trás do disco solar com relação à Terra e o satélite. Isso significa que em alguns dias Mercúrio já terá cruzado o disco solar e aparecerá do seu lado esquerdo, mas bem distante desse.

Continua após a publicidade


Visto da Terra, Mercúrio está nesse momento a 200 milhões de quilômetros.


SOHO
SOHO significa Solar and Heliospheric Observatory (Observatório Solar e Heliosférico). Como seu nome diz, é um observatório especializado no estudo do Sol, com instrumentos desenvolvidos especificamente para esta finalidade.


Lasco C3
A imagem azul mostrada acima é captada por um instrumento conhecido como Lasco C3, um coronógrafo com campo de visão que engloba 32 diâmetros do sol. De forma bem simplificada, um coronógrafo é um instrumento utilizado para estudar a coroa solar e consiste de um anteparo colocado à frente da objetiva. Esse anteparo bloqueia a intensa luz direta da estrela, permitindo observar a luz emanada pela coroa solar.

O satélite SOHO mantém o Sol sob constante observação. Fica localizado a uma distância de 1.5 milhão de quilômetros de distância da Terra, em uma órbita do tipo halo. Nesta distância, as atrações gravitacionais do Sol e da Terra se igualam e se anulam, o que mantém o satélite em posição estática com relação ao Sol. A missão SOHO é operada pela Agência Espacial Européia, ESA.

Clique aqui para ver as imagens atualizadas do cruzamento de Mercúrio por trás do disco solar!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -