Segunda-feira, 14 abr 2008 - 09h01
Todos os que acompanham, aqui no Apolo11, as imagens transmitidas pelo satélite de observação solar SOHO já notaram que um pequeno ponto luminoso parece se deslocar da direita para a esquerda na composição. Alguns, até assustados, escreveram para nós perguntando o que seria tal objeto. Outros, porém, não se deixaram impressionar, já que a existência desse ponto luminoso pode ser considerada a coisa mais natural do mundo.
Estamos falando do planeta Mercúrio, que nestes dias entrou no campo visual do coronógrafo a bordo do satélite SOHO e que durante alguns dias poderá ser visto cruzando o disco solar. A imagem acima mostra algumas cenas do deslocamento do planeta enquanto o gráfico animado explica a posição dos objetos dentro das respectivas órbitas. Pelo que podemos notar, o planeta Mercúrio está se movendo por trás do disco solar com relação à Terra e o satélite. Isso significa que em alguns dias Mercúrio já terá cruzado o disco solar e aparecerá do seu lado esquerdo, mas bem distante desse.
Visto da Terra, Mercúrio está nesse momento a 200 milhões de quilômetros.
O satélite SOHO mantém o Sol sob constante observação. Fica localizado a uma distância de 1.5 milhão de quilômetros de distância da Terra, em uma órbita do tipo halo. Nesta distância, as atrações gravitacionais do Sol e da Terra se igualam e se anulam, o que mantém o satélite em posição estática com relação ao Sol. A missão SOHO é operada pela Agência Espacial Européia, ESA. Clique aqui para ver as imagens atualizadas do cruzamento de Mercúrio por trás do disco solar! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O autodidata é um ignorante por conta própria" - Mário Quintana -