Procure no Apolo11
Quinta-feira, 9 nov 2006 - 14h46

Satélite Soho capta trânsito de Mercúrio a frente do Sol

A passagem do planeta Mercúrio à frente do disco solar, ocorrida no final da tarde de ontem, marcou um raro fenômeno, que só deverá se repetir novamente em 2016.

O trânsito começou exatamente às 17h12 (Hora de Verão) e durou quase 5 horas.

Posicionado a quase dois milhões de quilômetros de distância, entre a Terra e o Sol, o observatório solar e heliosférico SOHO capturou diversas imagens do fenômeno (foto acima). P> Excelentes imagens também puderam ser vistas através de telescópios na Terra, desde Americas, Hawaí e Australia.

Continua após a publicidade


Durante o trânsito, Mercúrio, que atualmente se localiza a mais de 100 milhões de quilômetros da Terra, parecia um diminuto ponto negro perante o disco solar. As manchas solares, em especial a emergente 923, também chamavam a atenção.


Mercúrio
Mercúrio é fantasticamente misterioso e mais da metade do planeta permanece desconhecida para nós.

Quando a sonda norte-americana Mariner 10 orbitou o planeta na década de 1970, sua imagens cobriram apenas 45% da sua seuperfície craterada.

O que existe na outra metade? mais crateras ou algo totalmente novo? Sinta-se livre para especular, já que a próxima sonda a visitar o planeta, a nave Messenger, só deverá alcançar sua órbita em 2011.

Um dos mais misteriosos segredos de Mercúrio é a sua composição polar. Sinais de radar, enviados de Terra, mostram ecos extremamente fortes vindos das crateras polares, o que sugere a existência de gelo naquela região.

Enquanto no dia mercuriano as temperaturas atingem mais de 400 ºC, nas profundezas das crateras polares seus valores caem a menos de 200 graus negativos.

Outro quebra-cabeças são os enrugamentos de sua superfície.
Geólogos planetários acreditam que Mercúrio esteja colapsando para dentro de sí mesmo, à medida que seu massivo núcleo de ferro esfria e se contrai.

Para checar essa teoria a Messenger mapeará os campos magnéticos do planeta. Caso o núcleo esteja de fato desmoronando, deixará sinais claros nas linhas do campo magnético.

Fotos: Acima, imagens da sonda Mariner 10 mostram parte da superfície de Mercúrio.No alto, mosaico de imagens feita pelo satélite SOHO mostra o planeta cruzando o disco solar e os respectivos horários.
Clique aqui para ver a animação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -