Procure no Apolo11
Terça-feira, 12 dez 2006 - 06h33

Satélite capta erupçao do vulcão Tungurahua

A violenta erupção do vulcão Tungurahua, em agosto de 2006, parece não ter fim. A atividade constante continua lançando ao ar espessas colunas de cinza e poeiras vulcânicas, que ainda podem ser vistas a quilômetros de distância.

A imagem mostrada, captada no dia 16 de outubro pelos sensores Aster a bordo do satélite Terra, mostra um desses momentos. Aster é a sigla em inglês para Radiômetro Avançado de Emissão e Reflexão Térmica.

O Tungurahua se localiza no Equador, sobre as coordenadas 1.467 S E 78.442 W. É um vulcão do tipo estrato, formado por camadas intercaladas de material piroclástico e se ergue a 5023 metros acima do nível do mar.

Continua após a publicidade


Além da atividade vulcânica, a imagem falsamente colorizada também mostra os resultados de erupções recentes. A cor púrpura profunda mostra rochas encravadas entre a vegetação, destacada em verde brilhante. Essas rochas são o resultado de fluxos anteriores de lava, agora solidificada.

Similar em cor à lava endurecida, vemos os inúmeros caminhos formados sobre o solo descoberto nas encostas. O Rio Pastazza, que segue seu curso contornando a montanha, é visto na imagem em tonalidade azul escuro.

Em agosto de 2006 os fluxos piroclásticos formados por pedras, cinzas e outros materiais vulcânicos temporariamente reprezaram o Rio Chambo. A cor púrpura mostra esses fluxos remanescentes, que cruzam o rio no norte e no oeste.

No topo do vulcão o destaque fica por conta de uma crecente mancha vermelha, indicando uma área de calor intenso. A coluna de cinzas que brota da montanha aparece em púrpura brilhante, contrastando com as nuvens brancas a noroeste do vulcão.

Imagem: cortesia de Nick Smith e Matt Patrick, da Universidade de Michigan e Patricia Mothes, do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador.

Quer ver mais imagens como esta? Consulte nosso banco de imagens!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -