Terça-feira, 20 nov 2007 - 10h29
O satélite Chang'E I, começa hoje a explorar o solo da Lua, informou a CNSA, a administração espacial chinesa. Chang'E I entrou na órbita lunar no dia 5 de novembro e veio se aproximando da superfície da Lua até atingir 200 km de altitude, no último dia 7.
Nas últimas semanas começaram os trabalhos para desdobrar os painéis solares da sonda e a antena de transmissão de dados para a Terra. Tudo ficou pronto para os aparelhos entrarem em operação nesta segunda-feira, dia 19. O satélite chinês inclui equipamentos como um interferômetro, um espectrômetro de raios X e gama, um altímetro a laser e detectores de microondas, partículas solares e íons. A missão do satélite é examinar o solo lunar e elaborar um mapa tridimensional. A expectativa é que as primeiras fotografias sejam enviadas já no fim deste mês. O Chang'E I foi lançado dia 24 de outubro da base espacial de Xichang. Seu nome faz referência a uma deusa chinesa, que segundo uma lenda viajou à Lua.
Alguns especialistas afirmam que os cientistas chineses não poderão obter dados da Lua tão exatos quanto os de sondas japonesas e americanas, que sobrevoaram o solo lunar a cerca de 100 km. Já a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, afirma que as imagens serão maiores que as atualmente fornecidas pela Kaguya, lançada em setembro pelo Japão. As primeiras fotos de Kaguya já foram enviadas este mês. Em outubro de 2008, a China pretende enviar a sua terceira nave tripulada ao espaço, a Shenzhou VII. Pela primeira vez os astronautas chineses vão sair veículo e realizar um "passeio espacial". LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se queres conduzir o povo, caminha atrás dele" - Lao Tsé -