Sexta-feira, 22 fev 2008 - 09h43

Satélite chinês altera sua órbita e evita sombra do Eclipse

Em razão do Eclipse Lunar ocorrido na última quarta-feira (20), o satélite chinês Chang E-1 em órbita, foi obrigado a variar sua trajetória para evitar a sombra produzida durante o fenômeno.

Ye Peijian, comandante chefe do satélite, afirmou que Chang E-1 já retomou o contato com o centro de controle na Terra. O eclipse afetou a alimentação do sistema energético da sonda por um período não especificado. "A Chang'E-1 foi aprovada nos testes", disse Ye.

O satélite deve realizar outro reajuste orbital durante o eclipse previsto para agosto. O aparelho pesa 2.350 Kg e leva a bordo oito equipamentos de vigilância capazes de capturar imagens tridimensionais.

A China anunciou que pretende lançar sua segunda sonda lunar em 2009, a Chang'E-2, de acordo com a agência de notícias Xinhua. O comunicado foi feito por um dos cientistas responsáveis por colocar em órbita o primeiro satélite lunar chinês, o Chang E-1.

A missão chinesa prevê ainda uma aterrisagem na lua em 2012 e outra em 2017.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron