Sexta-feira, 12 set 2014 - 10h42
Por Rogério Leite
Atualização - 14 set 2014, 10h20Informações sobre a reentrada
O satélite russo Cosmos 1400 reentrou na atmosfera às 21h00 de sábado, alguns minutos antes de passar sobre o território brasileiro. Clique para ampliar Se acordo com o USSTRACOM - Comando Estratégico dos EUA, o ponto aproximado da reentrada foi no Atlântico Sul, acima das ilhas Malvinas.
O momento da reentrada ocorru apenas 26 minutos depois daquele calculado pelo Satview.org, que previu o momento da queda às 20h34. O Apolo11 agradece à BRAMON - Rede Brasileira de Observação de Meteoros - por ter reorientado sua rede de câmeras de alta sensibilidade na tentativa de detectar possíveis fragmentos sobre o céu do Brasil. Nova modelagem de reentrada orbital feita pelo Satview.org às 15h00 de sábado mostra que o satélite COSMOS 1400 atingirá o ponto crítico às 20h34 BRT de sábado, quando estiver orbitando acima do Mar da Noruega, a noroeste da Noruega/Suécia, sobre o Ártico. Clique para ampliar De acordo com a modelagem, o ponto de ruptura ocorrerá quando o satélite russo estiver a 142 km de altitude. Boletim divulgado pelo Centro de Defesa Aérea dos EUA, USSTRATCOM, informa que a queda ocorrerá 1 órbita antes, às 19h08, sobre o oceano Índico, ao nordeste da Austrália. Em breve teremos novo boletim. Para rastrear o Cosmos 1400 use o site SATVIEW.ORG Previsão de reentrada feita pelo Satview.org nesta manhã de sábado mostra que o satélite COSMOS 1400 romperá a atmosfera da Terra às 16h39 BRT de sábado, quando estiver orbitando o Atlântico sul entre o continente antártico e o extremo sul da África. Clique para ampliar De acordo com a modelagem, o ponto de ruptura ocorrerá quando o satélite russo estiver a 146 km de altitude. Em breve teremos novas previsões. Para rastrear o Cosmos 1400 use o site SATVIEW.ORG Nova previsão de reentrada indica que o satélite COSMOS deverá romper a atmosfera da Terra às 21h29 BRT de sábado (00h29 UTC de domingo). Clique para ampliar De acordo com o modelo de previsão, o ponto de impacto ocorerá será acima do oceano Atlântico norte, alguns minutos após o Cosmos 1400 passar sobre o Brasil.
Clique para ampliar Dados calculados pelo Satview.org mostram que a nave está perdendo altura rapidamente e se encontrava a 197 km de altitude na manhã de sexta-feira. De acordo com os parâmetros informados no SATVIEW, Cosmos 1400 deverá reentrar às 08h11 UTC de sábado (05h11 pelo horário de Brasília) Devido ao grau de incerteza, além dos oceanos, algumas áreas continentais deverão manter atenção especial, principalmente o continente africano, Groenlândia e áreas vizinhas, Nova Zelândia, Alasca e também a costa oeste dos EUA. Essas localidades estão situadas dentro da margem de erro e poderão ser cruzadas pelo Cosmos 1400.
Clique para ampliar
Durante sua missão, manteve-se em orbita circular quase polar a 640 km de altitude e mesmo após encerrar as operações permaneceu nessa orbita por quase 30 anos, mas caindo lentamente em direção à Terra devido ao arrasto na alta atmosfera.
Nos últimos dois dias, no entanto, duas fortes ejeções de massa coronal foram observadas na face solar voltada para a Terra. Essa intensa ejeção de partículas deverá atingir o planeta entre sexta-feira e domingo e fatalmente terão efeitos significativos na previsão de reentrada do cosmos 1400, uma vez que esse tipo de evento altera significativamente a densidade da alta atmosfera, aumentando ou diminuindo o arrasto exercido sobre os satélites em orbita.
O Apolo11 e Satview.org manterão vigilância constante sobre a reentrada de Cosmos 1400, seja através do rastreio do satélite ou por meio de boletins especiais. Para rastrear o Cosmos 1400 e conhecer as datas previstas para reentrada, use o SATVIEW.ORG LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -