Quinta-feira, 7 nov 2013 - 10h42
Por Rogério Leite

Satélite europeu pode cair na Terra neste fim de semana

Atualização: 10 de novembro - 18h51Olho no céu! Há grandes chances da GOCE reentar sobre o Brasil

A ESA acaba de confirmar a passagem da sonda GOCE sobre a estação de Troll, na Antártida e deverá fazer novo contato as 19h16 BRT.
A agência também arrisca uma janela de reentrada entre 19h30 e 22h30 BRT. Pela ESA, o Brasil está na reta!

Fizemos uma nova modelagem com o Satview e o ponto de ruptura não mudou. Continua centrado a 01h59, com margem de erro de 5 horas.

Portanto, de olho no céu entre 20h56 e 21h05!


Atualização: 10 de novembro - 12h23
Olho no céu! Satélite GOCE pode reentrar sobre o Brasil
Nossa ultima modelagem indica reentrada do satélite GOCE a 01h15 (23h15 BRT), com erro de +/- 8 horas. Posição prevista: -2.28, 95.71E, orbita descendente sobre o oceano índico.

Às 20h59 BRT o GOCE inicia sua passagem acima do Brasil. Olhos no céu!

Passagem_satelite_GOCE
Clique para ampliar

Abaixo, algumas previsões de reentrada
SATVIEW Domingo 23h15 BRT +/- 6 horas
USSTRATCOM Domingo - 20:51 BRT +/- 8 horas
AEROSPACE Domingo - 21:33 BRT +/- 4 horas




Atualização: 9 de novembro - 16h50
Satélite GOCE deve cair entre a tarde de domingo e madrugada de segunda

Segue abaixo algumas previsões de reentrada feitas nesta tarde de sábado:

SATVIEW Domingo - 21h31 UTC (19h31 BRT) +/- 12 horas
USSTRATCOM Segunda - 04:55 UTC (02h55 BRT) +/- 24 horas
AEROSPACE Segunda - 08:20 UTC (07h20 BRT) +/- 15 horas



Atualização: 9 de novembro - 11h25
Satélite GOCE continua caindo

O satélite GOCE continua perdendo altitude e neste momento se encontra a 165 km de altura.

Dados recebidos da agência espacial europeia mostram que o nível de arrasto na alta atmosfera aumentou consideravelmente, passando 90 miliNewtons (90 mN).

A temperatura de algumas superfícies também aumentou em algumas áreas da nave em função do maior densidade da atmosfera. De acordo com a ESA, a nave deve cair pelo menos 13 km ainda hoje e deve reentrar em menos de 48 horas.

Segue abaixo algumas previsões de reentrada feitas nesta manhã de sábado:

SATVIEW Domingo - 09h56 UTC (07h56 BRT) +/- 12 horas
USSTRATCOM Segunda - 04:55 UTC (02h55 BRT) +/- 24 horas
AEROSPACE Segunda - 08:20 UTC (07h20 BRT) +/- 15 horas

Ainda neste sábado o Satview fará duas modelagens. Aguarde atualizações.


Artigo Inicial
Satélite europeu pode cair na Terra neste fim de semana

As últimas modelagens de reentrada espacial feitas pelo Apolo11-Satview mostram que a sonda europeia GOCE deve cair na Terra antes do dia 12 e provocar uma grande chuva de fragmentos em um local ainda não determinado. Os números apontam para reentrada entre domingo e segunda-feira.

Previsão de reentrada da sonda GOCE
Clique para ampliar

A GOCE descreve uma órbita quase circular ao redor da Terra a cada 89 minutos. Em uma semana a sonda caiu cerca de 50 km, baixando de cerca de 220 km de altitude para os atuais 170 km observados atualmente.

Essa é uma altitude extremamente crítica já que o arrasto na alta atmosfera é bastante intenso e age como uma espécie de freio. Como consequência do arrasto a sonda perde velocidade, condição fundamental para mantê-la em orbita em uma altitude segura. Em poucos dias a velocidade do objeto não será mais capaz de mantê-la em orbita e a GOCE cairá.


Rastreio e Previsão
Nos últimos 30 dias o Apolo11-Satview passou a monitorar de perto as condições de reentrada e durante esse período a previsão de queda variou entre os dias 9 e 12 de novembro. No entanto, na última semana os cálculos praticamente excluíram o dia 12 como data fatídica enquanto o dia 9 só aparece em condições muito especiais, quando um valor mais alto para o fluxo solar é introduzido na modelagem.

Assim, crescem as chances da reentrada não controlada ocorrer entre domingo e segunda-feira, dias 10 e 11 de novembro. Modelagem realizada nesta manhã de quinta-feira aponta para reentrada na manhã de domingo, às 06h46 BRT, com a sonda atingindo a altura crítica sobre o mar glacial Ártico, acima da Sibéria. A margem de erro é de 8 horas.

Como amplamente informado pelo Apolo11, naves em processo de reentrada não se comportam como satélites em órbitas estáveis e diversos fatores passam a interferir no movimento do objeto, principalmente a atividade solar, além das anomalias gravitacionais e climáticas. Assim, diversas modelagens precisam ser feitas até a reentrada ocorrer e quanto mais perto do momento, mais precisas se tornam as previsões.


A sonda
A GOCE mede cinco metros de comprimento e pesa 1.2 tonelada e devido à sua órbita altamente inclinada poderá cair em qualquer lugar da Terra, inclusive no Brasil. Grande parte da estrutura será consumida em chamas, mas pedaços maiores poderão atingir a superfície.

Passagem da sonda GOCE sobre o Sudeste do Brasil

Antes de cair, a sonda deverá fazer algumas passagens sobre o território brasileiro, uma delas visível nesta sexta-feira as 20h51 sobre SP, RJ e MG se as condições do tempo ajudarem. Outra passagem visível ocorrerá no dia 11, segunda-feira, às 20h53, caso a sonda ainda esteja em orbita.

Entretanto, como a GOCE está em processo de reentrada os horários informados podem sofrer alterações de alguns minutos, por isso aconselhamos aos interessados a consultar diariamente da previsão em nosso site Satview.org

Para acompanhar a previsão de reentrada, acesse SATVIEW.ORG

Aguarde os próximos capítulos!



Artes: no topo, possível local de queda da sonda GOCE ao norte da Sibéria, prevista em 7 de novembro. Acima, passagem visível da GOCE sobre o Brasil no dia 8 de novembro de 2013. Créditos: Satview.org, Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel