Sexta-feira, 5 mai 2006 - 09h12
Nesta imagem, feita pelo satélite ambiental Terra na manhã da última quarta-feira, mostra uma espessa coluna de fumaça originada na região do Parque Nacional da Ilha Grande, entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e que há sete dias consome uma grande extensão de biomassa da reserva ambiental.Segundo os últimos levantamentos, o fogo já supera oito quilômetros quadrados.
Ontem, mais um helicóptero e equipes de combate ao fogo, baseadas em Paranavaí e Cianorte, chegaram ao local para se juntar às brigadas que jã se encontram na região, mas mesmo assim o fogo permanece fora de controle. O vento forte e o tempo seco na região, na divisa entre os Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, favorecem a propagação do fogo. De acordo com informações do Simepar - Sistema Meteorológico do Paraná, não há previsão de chuvas para os próximos dias, o que deve dificultar ainda mais o trabalho de combate às chamas.
A importância do Parque reside tanto na conservação dos recursos naturais quanto por compor o Corredor de Biodiversidade do rio Paraná, que inicia no Parque Nacional do Iguaçu até o Pontal do Paranapanema.O processo de criação da áreafoi desencadeada pelos impactos das grandes usinashidrelétricos na bacia do rio Paraná , com aperda do Parque Nacional de Sete Quedas e o projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Grande. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O autodidata é um ignorante por conta própria" - Mário Quintana -