Sudeste do Irã, 31 Dez 2003

Satélite mostra a área atingida por terremoto no Irã

Um poderoso terremoto ocorrido no dia 26 de dezembro de 2003 praticamente devastou a cidade de histórica de Bam, matando pelo menos 25 mil pesssoas.

Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor, de intensidade 6.5 graus na escala Richter destruiu 70 porcento da cidade de Bam, de quase 2000 anos. A histórica cidade era construída de tijolos de barro.

O Irã é um país montanhoso, sujeito a severos terremotos, em uma zona de subducção onde a placa da Arábia afunda abaixo da placa Eurasiana. Esta colisão pressiona as bordas da placa Eurasiana, resultando em terremotos frequentes e extensas cadeias de montanhas.

Bam está a nordeste de uma destas cadeias de montanhas, conhecidas como Jebal Barez. Frequentemente os terremotos ocorrem das falhas de Nayband e Gowk, próximas à Bam, mas esta região apresenta poucos tremores.

Esta imagem, feita pelo satélite Landsat em 01 de outubro de 1999 mostra a região atingida, através dos sensores Enhanced Thematic Mapper Plus (ETM+).

Saiba mais sobre este terremoto em Clicando aqui

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel