Procure no Apolo11
Terça-feira, 10 fev 2009 - 09h42

Satélites mostram extensão dos incêndios na Austrália

Apesar de serem normais nesta época do ano, os incêndios florestais que ocorrem no sudeste da Austrália chamaram a atenção do mundo devido à extensão dos focos e ao grande número de vítimas que têm provocado. Segundo especialistas, a temporada de incêndios é a maior registrada nos últimos 100 anos.

Autoridades australianas informaram que o fogo fora de controle já matou 171 pessoas, mas esse número deve aumentar nos próximos dias. Existem dezenas de desaparecidos e pelo menos 78 pessoas estão internadas. Para agravar a situação, em alguns locais os termômetros registraram 47°C graus devido à intensa onda de calor que atinge o país.


Imagem de Satélite
O par de imagens visto acima mostra as Montanhas Barry, na região central do Estado de Victoria e foram registradas na última segunda-feira, 9 de fevereiro. A imagem superior é uma cena em cores reais, capturada pelo sensor de resolução moderada MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), a bordo do satélite de sensoriamento AQUA. Na cena, os locais contornados em vermelho indicam onde os sensores detectaram a presença de focos de calor.

Continua após a publicidade


A imagem inferior mostra a mesma cena, vista no comprimento de luz visível, infravermelho e quase-infravermelho. Nela, as regiões consumidas pelas chamas aparecem em tons de tijolos avermelhados, enquanto os pontos de intenso calor - normalmente relacionados à presença de fogo - são destacados em rosa vivo. A fumaça é vista claramente em azul transparente, o que permite ver o solo abaixo.


Eventos normais
Mesmo na ausência de pessoas, os incêndios são ocorrências normais nas florestas e pastos do sudeste da Austrália. No verão quente e seco os relâmpagos contribuem para desencadear diversos incêndios naturais.

Na última década a região sofreu diversas secas severas, e no final de janeiro e início de fevereiro deste ano as regiões da Austrália do Sul, Victoria e Nova Gales do Sul também foram paralisadas por uma excepcional onda de calor, tornando as condições ainda mais propícias para o aparecimento de incêndios devastadores, muitos deles disparados por relâmpagos e faíscas .


Painel Global
A localização dos incêndios pode ser conferida no Painel Global, aplicativo em desenvolvimento que monitora a Terra em tempo real. Clique e veja


Foto: Crédito: NASA/MODIS Rapid Response Team/GSFC/Rebecca Lindsey.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -