Quinta-feira, 9 ago 2007 - 09h52

Satmaps: Faça um tour pelas plataformas de lançamento da NASA

Conhecido pelas siglas KSC, o Centro Espacial Kennedy é um dos principais centros de lançamento de foguetes e veículos espacial dos EUA. O complexo se localiza em Cabo Canaveral, na Ilha de Merrit, na Flórida, entre as cidades de Jacksonville e Miami, e é operado pela NASA, a agência espacial americana.

De ponta a ponta, o centro espacial tem 55 quilômetros de extensão por 11 de largura. Ali trabalham aproximadamente 17 mil pessoas, além de receber turistas de várias partes do mundo, que normalmente visitam a Flórida. Algumas regras ambientais impedem que o centro espacial seja ampliado e ocupe mais de 10% da ilha, permitindo a manutenção de um grande parque ecológico ao redor.

Todas as operações de lançamento são realizadas e controladas a partir do complexo 39, que conta com duas plataformas localizadas seis quilômetros a leste do prédio VAB, onde os veículos espaciais são testados em montados. Apesar da enorme quantidade de plataformas de lançamentos da região, somente as de número 39-A e 39-B são utilizadas pela NASA, ficando as outras a disposição da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, operada pela Força Aérea.


A História
A área de Cabo Canaveral é utilizada pelo governo americano desde 1949. O local é extremamente adequado aos lançamentos, que podem ser feitos em sentido leste, em direção ao Atlântico, além de ser o ponto dos EUA mais próximo ao equador, permitindo o emprego da força da rotação da Terra para economizarem combustível.

Em Julho de 1962 o local recebeu o nome de Centro de Operações de Lançamento, mas em novembro de 1963 foi renomeado como Centro Espacial John F. Kennedy, após o recente assassinato do presidente Kennedy. Para manter a padronização de nomes do complexo, todo o Cabo Canaveral ao redor também foi renomeado, mas esta mudança não "pegou" entre os habitantes do local e em 1973 o nome foi novamente revertido para Cabo Canaveral.


Satmap: Passeio pela região
A imagem mostrada, que pode ser vista com riqueza de detalhes ao clicar sobre ela, mostra as duas principais plataformas de lançamento da Nasa, pertencentes ao complexo 39. À esquerda das plataformas é possível ver as instalações do Centro Espacial Kennedy. O prédio é interligado até as plataforma 39-A pela Avenida Mercúrio. Do centro da Mercúrio surge a Avenida Crawlerway, que na direção norte leva à plataforma 39-B. A pista de pouso dos ônibus espaciais também é vista na imagem. Não visível na cena, em sentido sul, temos diversas plataformas de lançamentos, pertencentes à força-aérea.

Clique sobre a imagem e veja bem de perto as instalações dessa verdadeira porta para o espaço!

Foto: Imagem panorâmica do Centro espacial Kennedy. O prédio mais alto é o VAB (Vehicle Assembly Building ou Prédio de Construção de Veículos). Ao seu lado Centro de controle de Lançamentos, ou LCC. Ao fundo vemos a plataforma 39-A. A 39-B está atrás do VAB.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson