Segunda-feira, 2 jun 2008 - 09h21
Satmaps: Imagens de satélites mostram a região dos índios isolados
Recentemente, praticamente todos os meios de comunicação levaram ao conhecimento do público a descoberta de um novo grupo de índios isolados vivendo à margem esquerda do rio Envira, no Acre, próximo à fronteira com o Peru. De acordo com a Funai, Fundação Nacional do Índio, o grupo ainda não tem etnia definida e vive em seis malocas com grande área de roçado. Ao que tudo indica o grupo nunca teve contato com a civilização.
![]() A expedição foi comandada pelo indigenista José Carlos Meireles, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai. Para realizá-la foram necessárias mais de 20 horas de vôo em uma aeronave do tipo Cesna, alugada com recursos do governo do Acre, que destacou o fotógrafo Gleilson Miranda e um cinegrafista para acompanhar a equipe. As fotos divulgadas rapidamente ganharam destaque internacional e mostram os guerreiros pintados de jenipapo e urucum, tentando atacar a flechadas o avião da expedição dos pesquisadores. As cenas também mostram mulheres de saiotes de algodão cru e crianças fugindo para a mata.
![]() O aplicativo permite que você navegue pela região. Na imagem de satélite linha reta horizontal marca a fronteira entre os dos países, colocando em destaque o Igarapé Major Dantas. Navegando para noroeste temos o Rio Envira e para leste o rio Jaminauá. O propósito deste artigo não é o de indicar a localização da tribo e sim mostrar as potencialidades das imagens de satélites. Com olhos apurados e conhecimento do que se está procurando, os pesquisadores da Funai puderam localizar uma nova clareira. Quem sabe você também não encontre coisas diferentes na região? É só uma questão de observação e pesquisa! Fotos: No topo, aplicativo Satmaps mostra a região da Amazônia onde foram descobertos os índios isolados. Para ativar a navegação clique sobre a imagem. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron -