Procure no Apolo11
Quinta-feira, 15 mar 2012 - 09h40

Sem chance: cometa Swan é pulverizado pelo calor do Sol

Quem apostava que o cometa Swan repetisse o mesmo feito de seu antecessor e sobrevivesse ao periélio, se arrependeu. O cometa foi aniquilado pelo calor da estrela, lançando ao espaço milhares de toneladas de material cometário varridos pelo vento solar.

As imagens captadas pelo coronógrafo Lasco C2, a bordo do telescópio espacial Soho, lembram uma típica cena de filmes de ficção científica. Às 12h00 BRT o cometa Swan parece acertar em cheio o disco solar, dando a impressão de tratar-se de um míssil prestes a bombardear a estrela. No entanto, a desproporção dos objetos é tão grande que o fim não poderia ser outro, com o Sol transformando o cometa em uma simples nuvem de poeira cósmica.

Quem observa pela primeira vez pode achar que Swan feriu mortalmente o Sol, ejetando grande parte da massa coronal em direção ao espaço. No entanto, as coisas não são bem assim. O mais perto que o cometa chegou foi a cerca de 120 mil km da superfície.

Continua após a publicidade


O que se vê nas imagens é a sublimação do cometa na alta atmosfera solar, quando seu núcleo se rompe e passa instantaneamente do estado sólido para o estado gasoso. Em seguida, o material constituinte - predominantemente hidrogênio e oxigênio - é soprado pela ação do vento solar. Combinados, o efeito visual é impressionante, levando o observador a acreditar que o cometa se chocou contra o Sol.

Leia mais: Cometa penetra em explosão solar e ruma contra a estrela



Vídeo: Sequencia de imagens animadas mostra o trágico fim de um cometa Swan. Às 12h00 BRT o cometa parece atingir a estrela e logo em seguida os restos cometários são varridos pelo vento solar. Crédito: ESA/NASA/SOHO, Apolochannel, Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling -