Quinta-feira, 5 out 2006 - 08h24

Sem controle, fumaça de queimadas na Indonésia atingem Malásia e Singapura

Nesta imagem, feita no dia 1 de outubro de 2006 pelo satélite ambiental Aqua, vemos as intensas queimadas que atingem a região de Sumatra, à esquerda da imagem, e Borneo, à direita, ambas no arquipélago da Indonésia.

Os incêndios, causado com finalidades agrícolas, ocorrem naquela região desde o final de setembro e cobrem uma grande extensão com densa fumaça, que já interrompeu o tráfeg aéreo e rodoviário e colocou em níveis críticos a qualidade do ar nas áreas vizinhas.

Na imagem, os diversos focos de incêndios foram marcados em vermelho. Pela cena podemos a enorme quantidade de fumaça que cobre grande parte das ilhas. Impulsionada pelo vento que sopra na região, a fumaça espalha-se na direção norte-nordeste e já atinge países vizinho ao norte.

Em Kuala-Lumpur, na Malásia e em Singapura, a visibilidade está fortemente prejudicada. No centro das cidades, até mesmo os topos dos prédios mais altos estão difíceis de serem vistos.

Apesar do governo indonésio proibir as queimadas, os incêndios sazonais continuam a ocorrer em praticamente todo o território, com maior intensidade na época da seca, no final do verão e início do inverno.

O processo de cortar e queimar a floresta para limpar áreas de plantio ou outras necessidades agrícolas ainda é pratica comum na maioria dos países, onde focos de incêndios fogem ao controle e irrompem áreas adjacentes de mata nativa, que secas, se tornam altamente inflamáveis.

Clique aqui para ver a imagem ampliada

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago