Sexta-feira, 3 fev 2006 - 07h02
Uma sequência de cinco terremotos atingiram nas últimas horas o nordeste do arquipélogo japonês.
De acordo com dados recebidos, o evento mais intenso ocorreu às 04h37 UTC (02h37 Hora de Brasília) sob as coordenadas 36.171 N e 141.348 W ou aproximadamente a 80 km a este-sudeste de Honshu e a 155 km de Tóquio.
O fenômeno ocorreu a apenas 10 km abaixo do leito oceânicoe chegou a marcar 5.8 graus Richter.
Devido a baixa profundidade e proximidade de grandes centros urbanos, o sismo fez os prédios mais altos tremerem na capital nipônica, sem contudo causar vítimas. Aproximadamente uma hora depois outros três sismos com intensidade variando entre 4.8 e 5.2 graus Richter foram registrados na mesma região, sob profundidades ao redor de 40 km. Trinta minutos antes do evento principal, um sismo de 4.4 graus se deu a aproximadamente 800 km de distância, sob uma profundidade de 70 km. O gráfico acima mostra o tempo em minutos que as ondas do tipo "S" demoraram para atingir diversos pontos da Terra. O Anel de Fogo se estende a partir da Terra do Fogo, no extremo sul do Chile, seguindo pelo Andes, América Central, noroeste Americano nas Montanhas Cascades, pela costa sudoeste do Canadá e ainda percorre as ilhas Aleluia no Alaska, passa pela península do vulcão Kamchatka, pelo sul do Japão e leste chinês, pelas Filipinas, Nova Guiné e termina na Nova Zelândia. Grandes cidades como Tóquio e Los Angeles se encontram sobre o Anel de Fogo.
No caso do Japão, a placa do Pacífico e placa das Filipinas são empurradas abaixo da placa Eurasiana, em um processo conhecido por subducção de placas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -