Sábado, 30 mar 2013 - 10h15
Por Rogério Leite

Show de Mercúrio: Acorde cedo e vejo Mercúrio na elongação Máxima

Observar o planeta Mercúrio é uma bastante tarefa difícil. O astro orbita tão perto do Sol que mesmo sendo bastante brilhante fica quase impossível enxerga-lo. Agora, entretanto, a natureza está ao lado dos observadores e o pequeno planeta finalmente está mostrando sua cara!

Localização de Mercúrio na Elongação Máxima
Clique para ampliar

O motivo disso é que Mercúrio está próximo da sua máxima elongação, um momento astronômico que faz com que um astro, quando visto da Terra, pareça estar mais afastado visualmente do Sol, o que favorece sua observação por sofrer menos com o ofuscamento solar.

Isso acontecerá com Mercúrio no domingo, 31 de março, quando o planeta atingirá sua máxima elongação ocidental e poderá ser visto por um bom tempo antes do nascer do Sol. Se estivesse na máxima elongação oriental, as observações estariam favorecidas após o pôr-do-Sol, no quadrante oeste.

A elongação ocorre devido aos movimentos combinados das translações da Terra e do planeta ao redor do Sol, que fazem com que, aparentemente, o objeto observado fique visualmente mais afastado ou mais próximo do Sol. No caso de Mercúrio, essa separação angular varia entre 18 e 28 graus. Para Vênus, que está mais distante do astro-rei, a separação fica entre 45 e 47 graus, lembrando que cada grau na abóbada celeste equivale ao espaço ocupado por duas luas cheias ou por três punhos fechados estendidos na direção do céu.


Mercurio Elongacao Maxima
Clique para ampliar

Mercúrio
Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e também o mais interno a orbitar o Sol. É também um mundo pouco conhecido, pois as explorações a partir de telescópios terrestres não revelam muitas coisas sobre a sua composição. Atualmente, os maiores avanços estão sendo produzidos pelas sondas interplanetárias, especialmente a sonda Messenger, que explora o astro desde 2008.


Encontrando Mercúrio
Nem sempre a elongação de Mercúrio é de 28 graus como agora, por isso essa é uma excelente oportunidade para vê-lo com facilidade.

Achar Mercúrio no céu também é fácil. É só olhar para o quadrante leste uma hora antes do nascer do Sol. Mercúrio será facilmente reconhecido pelo forte brilho, que o fará brilhar bastante mesmo após o Sol nascer. O espetáculo não está restrito apenas ao domingo, dia 31, mas à medida que os dias passam o planeta voltará a "colar" no Sol. Aí, só na próxima elongação.

Estão preparados? Câmeras a postos e bons céus!


Artes: No topo, carta celeste mostra a localização do planeta Mercúrio às 05h30 BRT (Hora de Brasília) próximo de onde o Sol nasce em 31 de março de 2013. Na sequência, diagrama orbital explica a posição dos planetas dentro de suas órbitas na mesma data e o porquê da elongação de Mercúrio. Créditos: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy