Terça-feira, 25 dez 2012 - 12h12

Show no céu: lua oculta Júpiter na noite de Natal

Esta noite, um belo espetáculo celeste marcará o fim do dia de Natal. Como já aconteceu em outras ocasiões neste ano, o planeta Júpiter novamente desaparecerá do céu e por alguns minutos e ficará escondido pela grande Lua, em um mais magnífico show da astronomia.

Ocultacao de Jupiter pela Lua
Clique para ampliar

Quem olhar para o céu na noite dessa terça-feira verá o último espetáculo celeste de 2012. Aproximadamente às 20h37 BRST (Hora de verão brasileira) o planeta Júpiter tocará o limbo do disco lunar e permanecerá atrás da Lua por aproximadamente 1 hora e 22 minutos, em um fenômeno astronômico conhecido como "ocultação".

O gigante gasoso só voltará a ser visto novamente às 21h59, quando os movimentos orbitais envolvidos farão o planeta reaparecer do outro lado do satélite.

Os horários indicados são para observadores situados na cidade de São Paulo e podem variar alguns minutos de acordo com o local, mas poderá ser visto de quase todo o Brasil, com exceção do estado de Roraima e do norte do Amazonas.

Na Região Sul, o inicio da ocultação será por volta das 20h50 e a observação poderá ser prejudicada pela claridade do fim da tarde. No Ceará, a ocultação terminará por volta das 22h35 e no Espírito Santo às 22h15.

Bons céus!


Arte: Imagem simulada mostra o trajeto do planeta Júpiter por trás da Lua, como visto da cidade de São Paulo. Credito: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron