Terça-feira, 28 set 2010 - 10h39
Um dos maiores questionamentos da humanidade é se existe vida fora da Terra. Na imensidão do Universo é natural pensarmos: será que estamos sós? Mas como seria a visão hipotética de um extraterrestre sobre nós? A agência espacial americana, Nasa, simulou como seria essa paisagem, que poderá ajudar na busca de outros planetas.
Clique para ampliar Milhares de grãos de poeira que compõe o Sistema Solar foram rastreados e a imagem gerada se aproxima muito do que um alienígena, ou qualquer outra vida fora de Terra, iria enxergar. "A luz refletida pelos planetas seria muito tênue para ser vista diretamente, mas os alienígenas que estivessem observando Sistema Solar poderiam descobrir facilmente a presença de Netuno, já que sua gravidade esculpe uma pequena brecha na poeira ao seu redor", declarou o astrofísico Marc Kuchner, ligado Centro Espacial Goddard, da Nasa, e que liderou o estudo.
Segundo o astrofísico, a poeira do Cinturão de Kuiper seria uma grande aliada na descobertas dos planetas. Esse cinturão se estende por 7 bilhões de quilômetros desde a órbita de Netuno e pode abrigar mais de 100 mil pequenos corpos celestes, entre eles os planetas-anões Plutão e Eris. Dentro do cinturão, os objetos se chocam entre si e produzem um rastro de partículas de poeira, porém rastrear como essa poeira viaja pelo espaço é o grande desafio. As partículas estão submetidas à gravidade e a pressão do vento solar entre outros fatores. Utilizando o supercomputador, os cientistas acompanharam 75 mil partículas de poeira interagindo com planetas, a luz do Sol e o vento solar. Com os dados obtidos foram criadas as imagens finais representando visões em infravermelho do Sistema Solar visto por um observador de fora. De acordo com Kuchner, um dos principais objetivos do estudo é permitir que esse tipo de simulação ajude os cientistas a encontrar novos planetas de tamanho similar à Netuno em volta de outras estrelas. Segundo o pesquisador, o próximo passo será criar um quadro mais completo do disco de poeira do Sistema Solar, acrescentando ao modelo o Cinturão de Asteroides ao redor de Júpiter e também os milhares de objetos que orbitam o gigante gasoso, os chamados asteroides troianos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O vinho é o leite dos adultos" - Basançon -