Segunda-feira, 9 out 2006 - 07h20

Sismógrafos detectam explosão nuclear na Coréia do Norte

Às 22h35 de domingo, a rede sismográfica global, GSN, detectou um abalo de 4.2 graus na escala Richter, localizado a 70 km ao norte de Kimchaek, sob as coordenadas 41.294°N e 129.134°E, na Coréia do Norte.

O abalo foi provocado pelo teste de uma explosão nuclear subterrânea em baixa profundidade, levada ao cabo pelo governo norte-coreano. Segundo autoridades daquele país, não houve vazamento de material radioativo.

De acordo com o ministério da defesa da vizinha Coréia do Sul, o teste atômico foi realizado em Hwadaeri, perto de Kilju, às 10h35 locais da manhã de segunda-feira.

No momento da explosão, centenas de sismógrafos espalhados em diversas partes do mundo, detectaram o abalo, considerado leve.

A figura acima mostra o tempo que as ondas P, criadas pelo evento, levaram aproximadamente para atingir diversas partes do planeta. No Japão, as ondas levaram pouco mais de 2 minutos até serem registradas em Tóquio. Nos Estados Unidos, os sismógrafos começaram a registrar o evento 12 minutos mais tarde.

No Brasil o evento também foi registrado pelo sismógrafo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aproximadamente 25 minutos após ocorrido.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago