Segunda-feira, 9 out 2006 - 07h20
Sismógrafos detectam explosão nuclear na Coréia do Norte
Às 22h35 de domingo, a rede sismográfica global, GSN, detectou um abalo de 4.2 graus na escala Richter, localizado a 70 km ao norte de Kimchaek, sob as coordenadas 41.294°N e 129.134°E, na Coréia do Norte.
![]() O abalo foi provocado pelo teste de uma explosão nuclear subterrânea em baixa profundidade, levada ao cabo pelo governo norte-coreano. Segundo autoridades daquele país, não houve vazamento de material radioativo. De acordo com o ministério da defesa da vizinha Coréia do Sul, o teste atômico foi realizado em Hwadaeri, perto de Kilju, às 10h35 locais da manhã de segunda-feira.
No momento da explosão, centenas de sismógrafos espalhados em diversas partes do mundo, detectaram o abalo, considerado leve.
![]() A figura acima mostra o tempo que as ondas P, criadas pelo evento, levaram aproximadamente para atingir diversas partes do planeta. No Japão, as ondas levaram pouco mais de 2 minutos até serem registradas em Tóquio. Nos Estados Unidos, os sismógrafos começaram a registrar o evento 12 minutos mais tarde. No Brasil o evento também foi registrado pelo sismógrafo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aproximadamente 25 minutos após ocorrido. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Uma ilusão é tanto mais perigosa quanto mais verdade ela contém" - Henri Amiel -