Sexta-feira, 29 dez 2006 - 09h25

Sobre a Rússia, satélite Aqua capta atividade do vulcão Sheveluch

O monte Sheveluch, na península de Kamchatka, no leste da Rússia, é um dos mais ativos vulcões da atualidade. Erguendo-se 3283 metros acima do nível do mar, é um vulcão do tipo estrato, formado por camadas sucessivas de rochas, cinzas e lava endurecidas, remanescentes de erupções anteriores.

A primeira erupção que se tem registro data de 1854 e a última de 2000. No entanto a atividade da montanha constante.

No dia 7 de dezembro, sismógrafos instalados próximo à montanha registraram dezenas de pequenos abalos no interior da montanha, seguido de uma violenta emissão de cinzas que atingiram mais de 6 mil metros e se propagou além de 100 km ao norte. Desde então as emissões de cinza e fumaça não param.

Nesta imagem, feita pelos sensores MODIS de resolução moderada, a bordo do satélite de sensoriamento remoto Aqua, mostra claramente essa atividade.

A cena, captada no dia 27 de dezembro, mostra a coluna de fumaça sulfúrica sendo soprada em direção sudeste, rumo ao Mar de Bering. Sobre a península, a pluma escura contrasta com a paisagem gelada dos montes Koriak. Outro destaque é a trilha marrom que parte do topo da montanha em sentido nordeste. Essa trilha foi provocada por atividades recentes de cinza e lava depositada sobre a encosta da montanha.

Foto: Crédito de MODIS Rapid Response Team / NASA / GSFC.

Gostou dessa imagem? Então acesse nosso banco comentado de imagens de alta resolução. Clique!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax