Procure no Apolo11
Terça-feira, 21 abr 2009 - 10h24

Sol passa por sua mais baixa atividade e intriga estudiosos

O Sol está passando por um período de baixa atividade e isso vem chamando atenção dos astrônomos. É quase um século praticamente sem explosões na atmosfera e emitindo poucas chamas.

Continua após a publicidade


Normalmente, o astro passa por ciclos de atividade de 11 anos e durante o pico adquire uma atmosfera efervescente lançando chamas e partículas gasosas super quentes. Após esse pico, a atividade solar tem naturalmente uma queda.

O que tem deixado os astrônomos intrigados é que depois de uma temporada de calmaria, esperava-se que o sol aumentasse de novo sua atividade no ano passado. Mas em vez disso, sua atividade está extremamente baixa.

A pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades de manchas solares também são as menores dos últimos 100 anos.

As razões para esse comportamento ainda não estão muito claras e não se sabe quando a atividade do sol vai voltar ao normal, é o que diz a professora Louise Hara, do University College London. "Não há sinais de que ele esteja saindo deste período", afirma Hara.

Em meados do século 17, um período de calmaria, conhecido como Maunder Minimum durou 70 anos. Alguns especialistas sugerem que um esfriamento semelhante do sol poderia compensar os efeitos atuais das mudanças climáticas.

Outros cientistas não veem essa relação. O professor Mike Lockwood, da Universidade de Southhampton, demonstrou em um estudo que a atividade do sol vinha decrescendo gradualmente desde 1985, mas que as temperaturas globais continuavam subindo no mesmo intervalo.

Foto: Imagem do disco solar feita pelo telescópio espacial Soho em 21 de abril de 2009 mostra a total ausência de manchas solares. Crédito: Soho/Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -