Sábado, 24 mar 2007 - 16h31

Sol provoca show de auroras no hemisfério Norte

Na última quinta-feira, o campo magnético interplanetário, ou IMF, gerado pelo Sol, provocou uma ruptura nas defesas magnéticas da Terra, permitindo que o vento solar, carregado de partículas energéticas, penetrasse nas altas camadas da atmosfera.

O resultado dessa invasão planetária foi a formação de violentas tempestades geomagnéticas, quilômetros acima da superfície do planeta, e que provocaram brilhantes auroras boreais que se propagaram desde a Escandinávia até o Alaska, e que puderam ser vistas e registradas por milhares de pessoas.

"Foi o melhor show do ano", disse Daryl Pederson, que fez uma série de fotografias a partir da península de Kenai, no Alaska.

Mais ao sul, em Chippewa Falls, no Estado de Wisconsin, nos EUA, o fotógrafo Tony Wilder também não deixou por menos e registrou o fenômeno. "Foi maravilhoso ver aquela mistura de tons vermelhos, púrpuras e verdes. Foi sensacional !", disse Wilder.

E se depender das para os próximos dois dias, não faltarão motivos para os fotógrafos de plantão no hemisfério norte apontarem suas câmeras para o céu, já que existem pelo menos 40% de chance de ocorrência de novas tempestades geomagnéticas nas latitudes médias e 40% nas regiões mais elevadas do globo.

Saiba mais sobre as Auroras e tempestades solares
Imagens de satélite do Sol

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy