Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 22 jun 2017 - 09h56
Por Rogério Leite

Sonda Cassini registra solstício de verão em lua de Saturno

Da mesma forma que a Terra, solstícios e equinócios também acontecem em outras luas e planetas do sistema solar. No sistema saturniano o solstício de verão ocorreu em 24 de maio, quando o Sol atingiu com menos inclinação o hemisfério norte da lua Titã.

Solsticio em Tita

Esta cena foi registrada em 9 de junho de 2017 pela sonda interplanetária Cassini e mostra a grande lua saturniana Titã a uma distância de 507 mil km da superfície.

A imagem foi feita no comprimento de onda infravermelho e mostra brilhantes nuvens de metano se deslocando sobre o hemisfério norte da grande lua. Abaixo das nuvens, lagos escuros de hidrocarbonetos se estendem próximos do polo norte, agora mais iluminado devido à maior incidência da luz solar.

Titã
Titã foi descoberto em 1655 pelo astrônomo Christiaan Huygens. É o maior satélite natural do planeta Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar, ficando apenas atrás da lua Ganímedes, de Júpiter.

Seu diâmetro é de 5151 quilômetros e leva 15.9 dias para completar uma volta ao redor do gigante gasoso, do qual orbita a uma distância de 1.2 milhões de quilômetros.

Titã é formado de gelo e outros materiais rochosos e é o único objeto, além da Terra, onde já foram encontradas evidências de existência de corpos líquidos estáveis em sua superfície.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês