Quinta-feira, 22 jun 2017 - 09h56
Por Rogério Leite
Da mesma forma que a Terra, solstícios e equinócios também acontecem em outras luas e planetas do sistema solar. No sistema saturniano o solstício de verão ocorreu em 24 de maio, quando o Sol atingiu com menos inclinação o hemisfério norte da lua Titã.
Esta cena foi registrada em 9 de junho de 2017 pela sonda interplanetária Cassini e mostra a grande lua saturniana Titã a uma distância de 507 mil km da superfície. A imagem foi feita no comprimento de onda infravermelho e mostra brilhantes nuvens de metano se deslocando sobre o hemisfério norte da grande lua. Abaixo das nuvens, lagos escuros de hidrocarbonetos se estendem próximos do polo norte, agora mais iluminado devido à maior incidência da luz solar.
Seu diâmetro é de 5151 quilômetros e leva 15.9 dias para completar uma volta ao redor do gigante gasoso, do qual orbita a uma distância de 1.2 milhões de quilômetros. Titã é formado de gelo e outros materiais rochosos e é o único objeto, além da Terra, onde já foram encontradas evidências de existência de corpos líquidos estáveis em sua superfície. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -