Sábado, 15 jan 2005 - 08h51
As primeiras três imagens da superfície de Titã, a maior das 33 luas de saturno, mostram o que parece ser canais de escoamento, uma faixa costeira, regiões alagadas cercadas por terrenos elevados e uma planície coberta com algo parecido com grandes blocos de gelo.
As imagens foram enviadas pela sonda Huygens, que chegou à superfície de Titã na últimasexta-feira (14/01/2004), após ser lançada da nave-mãe Cassini, que orbita Saturno. "Magnifique", disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Européia, ESA, que lidera a missão à Titã, assim que as primeiras imagens da lua eram mostradas nas grande telas de plasma no controle da missão, em Darmstadt, na Alemanha. Outros presentes aplaudiam. Alguns choravam de emoção. A missão Cassini-Huygens é um esforço sem precedentes. Custou 3.3 bilhões de dólares e é uma missão conjunta entre a NASA, ESA e o programa espacial italiano. O objetivo é o estudo de Saturno e suas 33 luas. Ambos os veículos foram lançados da Flórida, em 1997.
A primeira imagem foi tirada a 16 quilômetros da superfície de Titã. A segunda a 8 quilômetros de altitude. Ambas mostram detalhes de um raio de 40 metros. Escuros canais e uma espécie de linha costeira são visíveis na primeira imagem. De acordo com Martin Tomasko, cientista que lidera o único experimento ótico a bordo da sonda, os canais de escoamento não são como os rios que temos na Terra. Talvez sejam canions úmidos, e formam algo parecido com uma linha costeira. "Nós previmos isso, mas nunca tínhamos visto isso com tanta clareza. Precisamos de tempo para analisar as imagens e dados de solo", completou. Os detalhes geológicos parecem ter sido entalhados em líquido, mas não água. Acredita-se que hidrocarbonos líquidos, como metano ou etano cobrem uma parte da superfície. A temperatura em Titã é de 180 graus negativos, o que congelaria imediatamente qualquer líquido na superfície. A segunda imagem mostra regiões escuras, separadas por nítidas áreas claras, que parecem ser terrenos elevados. A região escura parece ser plana, sugerindo que está alagada ou foi alagada, segundo cientistas envolvidos no projeto.
As baterias da sonda, projetadas para alimentar os equipamentos por alguns minutos após a descida, continuaram a operar por pelo menos duas horas. Os dados científicos estão sendo enviados à Terra através da nave-mãe Cassini e recebidas por gigantescos radiotelescópios em diversas partes do mundo. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -