Procure no Apolo11
Segunda-feira, 21 mar 2022 - 10h23
Por Rogério Leite

Sonda Juno faz rasante em Júpiter e registra duas luas em fase crescente

A sonda interplanetária Juno, da NASA, fez um verdadeiro rasante acima do planeta Júpiter e capturou uma das mais belas fotos do gigante gasoso e suas luas. A cena revela o gigantesco limbo planetário, com as luas Io e Europa em fase crescente.

Júpiter e as luas Io e Europa registrados pela sonda Juno, da Nasa, em 12 de janeiro de 2022.
Júpiter e as luas Io e Europa registrados pela sonda Juno, da Nasa, em 12 de janeiro de 2022.

A imagem da sonda Juno foi capturada em 12 de janeiro de 2022, durante o 39º sobrevoo da espaçonave. Na ocasião, Juno estava a cerca de 61 mil quilômetros acima do topo das nuvens, sobre a latitude de 52 graus ao sul. A cena oferece uma vista deslumbrante do hemisfério austral de Júpiter, com duas de suas diversas luas à direita do quadro.

A nova foto processada pela cientista Andrea Luck, que usou dados RAW (dados brutos) do instrumento JunoCam, disponíveis online ao público.

Continua após a publicidade



Luas Galileanas
Io é o corpo mais vulcânico do sistema solar, onde centenas de vulcões pontilham sua superfície, alguns deles expelindo plumas sulfúricas a centenas de quilômetros de altura.

Europa, por sua vez, é a menor das quatro grandes luas de Júpiter, chamadas de luas galileanas. Sua superfície é gelada, sob a qual se encontra um enorme oceano global de água líquida. Observações anteriores encontraram evidências de possíveis plumas de água saindo da região polar sul de Europa, o que sugere que há água no oceano subterrâneo da lua saindo através de fendas na crosta gelada.


Rasantes de Juno e mais Missões
No final de 2022, a sonda Juno deve fazer um novo voo rasante nas imediações de Júpiter. Durante este sobrevoo a sonda usará vários de seus instrumentos científicos para estudar a lua Europa com mais detalhes, além de capturar vistas ainda mais impressionantes da misteriosa lua.

A missão da sonda Juno está prevista para terminar em setembro de 2025, mas outras aproximações estão previstas para o final de 2023 e início de 2024.

No futuro próximo outras duas espaçonaves continuarão o trabalho da Juno, mas se concentrarão exclusivamente no estudo das luas: a missão Clipper da NASA e o Júpiter Icy Moons Explorer (JUICE), da Agência Espacial Europeia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -