Procure no Apolo11
Segunda-feira, 22 jun 2009 - 09h46

Sonda LRO será inserida na órbita lunar nesta terça-feira

A sonda norte-americana LRO atingiu nesta madrugada a distância de 340 mil quilômetros da Terra e deverá ser inserida na órbita lunar nesta terça-feira às 06h43 pelo horário de Brasília. Durante 4 dias a sonda fará diversas órbitas ao redor da Lua até entrar na fase chamada de "comissionamento", onde será mantida a uma altitude entre 30 e 216 km por 60 dias.

Durante a fase de comissionamento a LRO passará por uma série de checagens e ajustes de instrumentos e realizará diversas correções orbitais até entrar na órbita circular definitiva a 50 km de altitude, quando terão início as atividades científicas da sonda. Atualmente, a velocidade de deslocamento da LRO é de 40 mil km/h.

LCROSS
Outro evento bastante interessante que ocorrerá nesta terça-feira será o acionamento do foguete Centauro que fará a sonda LCROSS entrar em uma órbita polar altamente alongada ao redor da Terra, necessária para posicionar o conjunto para o impacto lunar previsto para 9 de outubro de 2009, às 11h30 UTC (08h30 pelo Horário de Brasília).

Continua após a publicidade


A sonda LCROSS foi lançada junto com a LRO no topo de um foguete Atlas 5 no dia 19 de junho. Algumas horas após o lançamento a LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter ou Orbitador de Reconhecimento Lunar) se separou do conjunto formado pela LCROSS/Centauro e seguiu seu caminho em direção à Lua, enquanto a dupla LCROSS/Centauro (o estágio superior do Atlas 5) seguiu separada próxima à LRO.

Após a manobra o conjunto entrará em uma órbita chamada LGALRO (Lunar Gravity Assist, Lunar Return Orbit) e realizará uma revolução em torno da Terra a cada 37 dias até o momento do impacto lunar em outubro. A manobra ocorrerá às 09h20 pelo Horário de Brasília e será transmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.


As sondas
A missão LRO/LCROSS é composta dos módulos LRO (Orbitador de Reconhecimento Lunar) e do impactador LCROSS (Satélite de Sensoriamento e Observação de Cratera). O orbitador LRO é equipado com instrumentos capazes de medir temperatura, topografia, radiação e níveis de hidrogênio e orbitará a Lua produzindo mapas em três dimensões de 100 regiões diferentes. LCROSS é a sonda impactadora, que se chocará contra uma das crateras na região polar da Lua.

Saiba mais sobre a missão LRO/LCROSS e o impacto lunar


Fotos: No topo, diagrama orbital mostra dois momento da sonda LRO. À esquerda a fase de inserção lunar e à direita a fase de comissionamento. Acima, diagrama mostra a órbita do módulo LCROSS. A manobra para a colocação em órbita será feira quando os módulos estiverem no mesmo plano orbital da Lua. Créditos: Nasa/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -