Procure no Apolo11
Terça-feira, 10 nov 2009 - 11h15

Sonda Messenger transmite novas imagens de Mercúrio

A agência espacial americana (Nasa) divulgou novas imagens da superfície de Mercúrio captadas pela sonda Messenger no último dia 29 de setembro. Pela primeira vez, foi possível ter uma visão quase completa da superfície do planeta.

Segundo a Nasa, os pólos ainda não foram observados, mas a sonda deverá conseguir imagens quando se estabilizar em sua órbita daqui dois anos. "Apesar da superfície fotografada à baixa altitude representar menos de 563 km de um e outro lado do Equador, Mercúrio sempre surpreende", afirmou Sean Solomon, responsável científico desta missão da Nasa.

Imagens coloridas em alta definição reafirmam as características da superfície do planeta Mercúrio, o mais perto do sol e o menor do Sistema Solar. Seu solo é formado por crateras de impactos antigos, semelhante à Lua.

Continua após a publicidade


A região mais recente captada pela Messenger parece ter sofrido a ação de uma forte atividade vulcânica. No centro, a cratera tem 290 quilômetros de diâmetro. De acordo com a agência espacial, a Messenger fez um voo a menos de 142 milhas da superfície rochosa de Mercúrio.

O objetivo é colocar a Messenger na órbita do planeta em 2011. A sonda será um importante instrumento para os cientistas que vão conseguir recolher informações mais precisas sobre Mercúrio.


Foto: Vista detalhada do interior de uma inúmeras bacias de anel duplo localizadas em Mercúrio. A cratera mostrada tem 290 km de diâmetro e foi vista pela primeira vez durante a terceira aproximação da sonda Messenger. A bacia ainda não tem nome e ao que parece foi criada recentemente se comparada a outras bacias mercurianas. Cédito: The Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -