Terça-feira, 21 jan 2020 - 11h12
Por Rogério Leite

Sonda Parker registra o som do vento solar

Como se sabe, o vento solar é um jato de partículas carregas proveniente da alta atmosfera da estrela. Quando atingem sensores eletromagnéticos, essas partículas produzem interessantes variações elétricas, que convertidas para o espectro de áudio criam os mais diversos sons.

Frame isolado registrado pela sonda solar Parker mostra o impacto de partículas altamente carregadas sobre o sensor de imagens. Crédito: NASA/JPL<BR>
Frame isolado registrado pela sonda solar Parker mostra o impacto de partículas altamente carregadas sobre o sensor de imagens. Crédito: NASA/JPL

O som do vento solar observado neste vídeo foi registrado pela sonda solar Parker, que orbita o Sol de forma elíptica entre aproximadamente 10 e 150 milhões de km.

O vídeo é um timelapse de longo período e combina imagens de uma das câmeras da nave e de um dos sensíveis magnetômetros a bordo. Enquanto as imagens mostram o espaço que circunda a nave, a faixa de áudio reconta as variações do vento solar detectadas pelos sensores.

Logo no início podemos ouvir o assustador som das Ondas Langmuir e em seguida o som das ondas Whistler, muito similares ao som de um furacão. Por último ouvimos o impacto de partículas batizado de "Dispersive Chirping Waves", bastante difícil de ser descrito.

Outra coisa que chama a atenção é o trânsito dos planeta Terra, Júpiter, Mercúrio e Vênus, que aparecem em sucessão e intercalados pela explosão de poderosos raios cósmicos que afetam o sensor de imagens.

Observe que o vento solar perto de Mercúrio é surpreendentemente diferente daquele observado próximo à Terra e muitos estudos estão em andamento para entender melhor essas diferenças.

Enquanto isso, curta os suspiros solares!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"O esforço por reunir ação e sabedoria poucas vezes tem exito, e dura pouco. - A. Einstein -