Sexta-feira, 03 ago 2007 - 14h27

Sonda Phoenix parte neste sábado em direção à Marte

A sonda Phoenix, que deverá fazer prospecções no solo de Marte está pronta será lançada amanhã (sábado, 04 de agosto), a partir em um foguete Delta 2. A sonda levará nove meses para chegar ao planeta vermelho.

O destino da Phoenix é a região polar do planeta, onde deverá escavar o solo congelado e recolher amostras, que serão analisadas pelo próprio robô e em seguida enviados à Terra.

Segundo os diretores da missão, a sonda será lançada da Base Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida, às 6h26 pelo horário de Brasília.

O tempo ruim, que provoca fortes tempestades na região da base de lançamento vem prejudicando os preparativos, mas há mais de 80% de chances de que o tempo melhore no sábado. Os atrasos podem implicar em complicações na partida do ônibus espacial Endeavour, previsto para terça-feira.

Até 24 de agosto, Terra e Marte se encontram em posição favorável ao lançamento da Phoenix. Se até essa data a sonda não partir, os cientistas deverão esperar mais 26 meses, até que a posição planetária volte à ser ideal.

O objetivo inicial da missão Phoenix é verificar se Marte é ou já foi adequado para o desenvolvimento da vida. Outras sondas americanas, entre elas a Spirit e Opportunity, já encontraram sinais de que a água um dia existiu no planeta, mas não possuem ferramentas adequadas para uma análise mais profunda.

O lançamento pode ser acompanhado ao vivo pela TV-NASA, retransmitida pelo ApoloChannel.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson