Terça-feira, 3 jun 2008 - 09h19

Sonda Phoenix: vejas as imagens de Marte em três dimensões!

Muitos já viram os cientistas espaciais observando as imagens planetárias através de um par de óculos diferentes e que permitem a eles tirarem o máximo proveito das câmeras de três dimensões a bordo das sondas. Através dessas imagens, conhecidas como estereoscópicas ou anáglifas, é possível ter a sensação de profundidade das cenas, proporcionando a mesma capacidade tridimensional que temos com nossos olhos.

Da mesma forma que nós humanos temos dois olhos, as câmeras a bordo dos robôs também são duplas e captam as imagens através dos sensores esquerdo e direito. Isso proporciona dois pontos de vista diferentes, que quando combinados criam em nosso cérebro a sensação de profundidade.

Para que o efeito seja realçado, as imagens das câmeras são convertidas em dois comprimentos de ondas diferentes, normalmente vermelho para a câmera esquerda e verde ou azul para a câmera direita.

Essas duas imagens são então sobrepostas com um ligeiro deslocamento lateral. Observadas à vista desarmada, temos a impressão que estamos ligeiramente estrábicos e as imagens não fazem muito sentido. No entanto, se observarmos a composição com um par de óculos especial, chamados de "anáglifos", a coisa muda e a cena que antes não tinha a menor graça passa a saltar à nossa frente, fornecendo uma paisagem única em três dimensões.

A sonda Phoenix Mars Lander, que no dia 25 de maio de 2008 pousou na superfície gelada de Marte, também tem a bordo uma câmera de três dimensões e continuamente envia suas impressões estereográficas do Planeta vermelho.

Usando as cenas captadas pelas câmeras a bordo do explorador, o artista gráfico Patrick Vantuyne, da Bélgica preparou algumas cenas muito interessantes das vizinhanças geladas de Marte. As imagens são muito interessantes e vale a pena vê-las!


Construa o óculo anáglifo
Para ver corretamente as imagens em 3 dimensões captadas pela sonda Phoenix é necessário o uso de óculos especiais, chamado anáglifos, que você mesmo pode construir utilizando um pedaço de cartolina e papel celofane azul e vermelho. Siga os passos abaixo. É muito fácil!

1 - Clique aqui e imprima o gabarito para seus óculos. Com um lápis, trace o contorno das peças sobre uma cartolina ou papel cartão e recorte as peças. Não se esqueça de fazer o corte da abertura dos olhos!

2 - Recorte um pedaço de celofane azul e outro vermelho ligeiramente maior que as aberturas dos óculos. Com uma fita adesiva, cole o celofane vermelho na abertura esquerda e o celofane azul na abertura direita, tomando o cuidado para não deixar rebarbas soltas.

3 - Por fim, prenda as hastes com fita adesiva.

Pronto. Utilize seus óculos tridimensionais e veja Marte como você nunca viu!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy